A IMAGEM VISUAL COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA
Resumo
A educação, como um fenômeno social e cultural, pode acontecer nos diversos espaços sociais de aprendizagem, como, na comunidade, na associação de bairro, nos sindicatos, nas igrejas, no lar etc. Em se tratando da educação como uma prática pedagógica, é de fundamental importância que o educador leve em conta, durante todo o processo de ensino, os saberes e os conhecimentos pedagógicos adquiridos por meio de um exercício dialógico, reflexivo e investigativo. Considerando o exposto, entendemos que o uso pedagógico da imagem visual possibilita a mediação do conhecimento entre o educador e o educando de forma a proporcionar uma aprendizagem significativa. Neste relato de experiência, propusemo-nos a analisar, a discutir e a compreender as imagens visuais como mediadoras do conhecimento no processo educativo que ocorre em sala de aula entre os saberes que os/as alunos/as já detêm e o novo saber a ser assimilado, o que resulta em uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Imagem visual. Aprendizagem significativa. Educação.
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Referências
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