A NATUREZA DA FOTOGRAFIA: POR UMA ONTOLOGIA DA IMAGEM FOTOGRÁFICA
Resumo
Falar em ontologia da imagem fotográfica é tentar identificar algo que possa ser reconhecido como a essência desse tipo de imagem visual. No campo de estudos da fotografia, vários autores se debruçaram sobre esse tema, com a finalidade de entender qual seria sua natureza. Porém há aqueles que acreditam que buscar um elemento substancial e comum a todas as fotografias seria limitado para compreender sua diversidade e complexidade. Outra visão possível, adotada por este trabalho, é a de que, ao identificar as características essenciais da imagem fotográfica, também é possível fortalecê-la como um domínio, capaz de colaborar com suas reivindicações como campo autônomo. Mas hoje também é necessário entender o que é essa natureza da fotografia, tendo em vista o papel que a imagem fotográfica ocupa na sociedade contemporânea. Neste trabalho, revisitamos conceitos para identificar uma ontologia fotográfica que funcione para além de domínios como a Arte, a História, a Filosofia e a Semiótica.
Palavras-chave: Fotografia. Ontologia. Domínio.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. [1980]. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
BAZIN, André. [1958]. Ontologia da imagem fotográfica. In: Cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BUITONI, Dulcília Schroeder. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.
CASTRO, Susana. Ontologia. São Paulo: Zahar, 2008. Paginação irregular. Arquivo Kindle.
DUBOIS, Philippe. [1990]. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller - Campinas, SP: Papirus: 2012.
FLUSSER, Vilém. [1983]. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
MACHADO, Arlindo. Fotografia em mutação. Jornal Nicolau, nº15, 2000. Disponível em: http://www.uel.br/pos/fotografia/wp-content/uploads/downs-uteis-fotografia-em-mutacao.pdf. Acesso: maio de 2018.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SANTAELLA, Lúcia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e a especificidade da educação. Revista Em aberto, Brasília, ano 3, n. 22, jul./ago. 1984. Disponível em: http://ifibe.edu.br/arq/20150911214634120944442.pdf. Acesso em: maio de 2018.
SONTAG, Susan. [1977]. Sobre fotografia. Tradução Rubens Figueiredo - São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOULAGES, François. [1998]. Estética da fotografia: perda e permanência. Tradução brasileira de Iraci D. Poleti e Regina Salgado Campos - São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.