O USO PEDAGÓGICO DO AUDIOVISUAL

Autores

  • Maria Aparecida Vieira de Melo UFRPE; UFPE; UFPB

Resumo

As tecnologias da comunicação e informação estão ressignificando o processo de ensino-aprendizagem, por ser permeado pelo uso dos recursos midiáticos de natureza audiovisual. Assim, a curiosidade epistemológica que suscita esta reflexão é: como utilizar os audiovisuais no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula?  A finalidade é de analisar as possibilidades pedagógicas por meio dos recursos midiáticos de natureza audiovisual que viabilizam o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e, especificamente, identificar os nexos pedagógicos que permeiam a relação intrínseca entre educação e imagem visual em movimento; descrever as possibilidades de enunciações discursivas inerentes à finalidade do audiovisual a ser problematizado em sala de aula e investigar o discurso jurídico que legitima o uso de recursos midiáticos em sala de aula. A abordagem teórico-metodológica foi a análise arqueológica do discurso (AAD) de Michel Foucault (2000), e o recorte teórico, à luz de Carlos (2017); Moran (2002); Alcântara (2013) e outros autores que se ocupam da imagem visual, da tecnologia da comunicação e informação (TIC) e do nexo pedagógico. Pretendem-se visibilizar experiências exitosas que os recursos midiáticos de natureza audiovisual possibilitam no processo do ensino e aprendizagem em sala de aula por meio da ação dialógica e arqueológica.

Palavras-chave: Audiovisual. Educação. Nexo pedagógico.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, UFRPE; UFPE; UFPB

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA/UFPB). Professora Formadora I do Curso de Licenciatura em Física pela Unidade Acadêmica da Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora pela Universidade Federal de Pernambuco do Departamento Administração e Planejamento Educacional. Professora tutora a Distância do Curso de aperfeiçoamento Educação e Desigualdade Social ofertado pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Mediadora presencial do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu à Distância em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à EJA. 

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Publicado

12-12-2018

Como Citar

Vieira de Melo, M. A. (2018). O USO PEDAGÓGICO DO AUDIOVISUAL. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 3(1), 38–65. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/40777