O ENUNCIADO SOBRE A IMAGEM VISUAL E A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar os enunciados sobre o uso da imagem visual, articulado à formação docente na Educação de Jovens e Adultos, e de descrever os feixes de relações enunciativas que constituem o objeto em tela. Para tanto, recorremos à metodologia da Análise Arqueológica do Discurso, na perspectiva de Michel Foucault, e seguimos o processo de escavação, de análise e de descrição dos enunciados. Foi possível conhecer as condições que viabilizaram o aparecimento da imagem visual e a formação docente na EJA. Como estratégia do método arqueológico, iniciamos a análise a partir do Parecer 11/2000, que nos conduziu a outras referências e documentos de ordem política e educacional, em que as séries enunciativas desenterradas mostraram a necessidade de uma formação docente para lidar com as imagens visuais, a fim de oportunizar a aprendizagem, o conhecimento e a melhoria da qualidade educacional para os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-chaves: Enunciado. Imagem visual. Formação docente. Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

12-12-2018

Como Citar

Silva, M. L. G. da. (2018). O ENUNCIADO SOBRE A IMAGEM VISUAL E A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 3(1), 16–37. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/42590