“BOIÃO LITERÁRIO” NO BERÇÁRIO I

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Resumo

Este trabalho objetiva estimular o interesse dos bebês do Berçário I pela leitura e pela contação de história que, como trabalha com múltiplas linguagens, desperta a curiosidade e a imaginação dos bebês. A escolha por trabalhar com o ‘boião literário’ no Berçário I se deve ao fato de a oralidade ser muito importante na educação infantil e à necessidade de promover aprendizagem através do lúdico. Essa atividade vem contribuindo para o desenvolvimento de diferentes linguagens no contexto da educação infantil, em que se usam diversos recursos de aprendizagem, como a utilização da literatura, de recursos gráficos e de interação humana. Os momentos de leitura e contação de história são muito esperados pelos bebês, que observam as imagens e a entonação da voz do educador. Como resultado, expressam as mais variadas reações ao ouvir as narrativas, como expressões de encantamento nos sorrisos, olhares atentos e manuseio dos materiais que são expostos para que eles explorem. Para subsidiar nossa análise, contamos com as contribuições de Abramovich (2001), Busatto (2006); Sisto (2005) e Oliveira (2009). Essa experiência revelou que os bebês têm a oportunidade de aprender e de se concentrar para ouvir e interagir com o que ocorre ao seu redor e que a leitura, as imagens e a contação de histórias no boião literário contribuem para o processo de desenvolvimento e de formação dos bebês, que aprendem por meio do lúdico.

Palavras-chaves: Leitura. Bebês. Contação de histórias.

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Biografia do Autor

Kiaria Cavalcante da Silva, Rede de ensino do município de João Pessoa-Pb

Area da educação

Referências

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Publicado

12-12-2018

Como Citar

da Silva, K. C. (2018). “BOIÃO LITERÁRIO” NO BERÇÁRIO I. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 3(1), 98–101. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/43154

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência