A DIVERSIDADE ÉTNICA, CULTURAL: ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS POPULARES.

Autores

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de relatar uma experiência vivenciada e desenvolvida através de um projeto de iniciação científica – PIBIC, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, com alunos do 6º ano do ensino básico, turno matutino, em uma escola da rede municipal de ensino, situada na periferia da Capital paraibana. O objetivo foi o de conhecer um contexto escolar em que houvesse diversidade cultural e religiosa, de conviver com ele, respeitá-lo e de encontrar subsídios que pudessem contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos, numa perspectiva pedagógica dialógica, para superar preconceitos e intolerâncias, por meio do brinquedo popular. O corpus foi composto de crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre nove e 13 anos. Para isso, foram ministradas dezessete aulas-oficinas, no período de junho de 2017 a junho de 2018. A metodologia aplicada envolveu a pesquisa-ação, a descritiva e a de campo. Tal atividade enriqueceu sobremaneira a formação do educador/pesquisador em processo de qualificação profissional e aprimorou o saber-fazer do professor em sala de aula, no que se refere aos seus processos de planejamento, confecção de subsídios didáticos e aplicação de conteúdo, levando em consideração a cultura lúdica do alunado.

Palavras-chave: Diversidade étnica, cultural e religiosa; Ensino aprendizagem; Brinquedos populares artesanais; Sucata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ribeiro Viana, CE - Centro de Educação - Pedagogia - Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduando no curso de Licenciatura em Pedagogia e Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC - pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB,  membro do GEPAI: Grupo de Estudo e Pesquisa em Antropologia do Imaginário (Cnpq). http://www.gepai.com.br/ ; Educador popular multimídia; Mestre Artesão em Brinquedos e Jogos educativos em madeira e materiais diversos; Cantor e músico ritmista popular.

Projetos de pesquisa:

2016 – 2017: Diversidade Cultural e Religiosa Brasileira: Superando preconceitos através de práticas pedagógicas com brinquedos populares na educação básica.

2018 -2019: Experiência Artística: O brinquedo popular fortalecendo a interação sociocultural campesina.

àrea:

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica. 

Eunice Simões Lins, CE - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Descrição pessoal
É Professora Adjunto do Departamento de Educação do Campo - DEC da Universidade Federal da Paraíba- UFPB, no Centro de Educação -CE, professora e pesquisadora e Vice Coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa: Mídia, Cotidiano e Imaginário.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Pedagoga e Teóloga. Pós Doutorado em Ciências da Religião (2012) na UMESP- Universidade Metodista em São Bernardo do Campo-SP. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Mestrado em Teologia pela Faculdade de Ensino Teológico de São Paulo (1995).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Tem experiência na área de educação superior, atuando principalmente com o tema Educação, Mística e Imaginário bem como Mídia, Cotidiano e Imaginário. Desenvolvendo reflexões também na sociologia da educação, antropologia cultural, estruturas antropológicas do imaginário, sistemas simbólicos,didática do ensino superior e metodologia do trabalho científico. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Antropologia do Imaginário-GEPAI (Cnpq). http://www.gepai.com.br/ Dentre os muitos artigos, capítulos e livros destaca: A catástrofe e o imaginário dos sobreviventes:quando a imaginação molda o social (2011) e Um baú de símbolos na sala de aula (2013).

Referências

CASCUDO, Luís da Câmara. Geogradia dos mits brasileiros. São Paulo: Glogal Editora, 2002.

DELORS, JACQUES. Um tesouro a descobrir. UNESCO no Brasil - patrocínio da Fundação Faber¬ Castell. Brasília. 2010.

ALTMANN, Lori. Diversidade religiosa na perspectiva indígena. KRONBAUER. Selenir Corrêa Gonçalves; STRÖHER. Janete (Orgs.). Educar para a convivência na diversidade: desafio à formação de professores. - São Paulo: Paulinas, 2009.

JACKSON, R. Religious education. Na interpretative approach. Londres: Hodder and Stoughton, 1997.

JUNQUEIRA, S; KADLUBITSKI, Lidia. Diversidade religiosa na educação no Brasil. Revista Interações, Uberlândia, v.7, n.11, p. 179-197, jan.-jun. 2011.

MARTINI, A. et.al. O humano, lugar do sagrado. 2. d. SP: Olho d’água, 1995.

Downloads

Publicado

12-12-2018

Como Citar

Ribeiro Viana, F., & Simões Lins, E. (2018). A DIVERSIDADE ÉTNICA, CULTURAL: ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS POPULARES. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 3(1), 89–97. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/43174

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência