A ARTE CINEMATOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: MODOS DE EDUCAR GURUGI E IPIRANGA
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar o papel educativo do cinema e suas potencialidades na educação escolar quilombola a partir dos relatos de uma professora dos anos iniciais. Trata-se de um artigo de reflexão, decorrente das problematizações abordadas na dissertação de Mestrado em andamento, em que se apresenta a inclusão da experiência da arte cinematográfica em uma escola localizada nas comunidades de Gurugi e Ipiranga, na cidade do Conde – Paraíba. O aporte teórico foi baseado nos estudos de Candau (2013), Duarte (2002), Fresquet (2015; 2017), Migliorin (2015; 2016) e Morin (2003), além do respaldo legal na Lei 13.006/14, que inclui o cinema na escola. A pesquisa sobre cinema, nos quilombos mencionados, mostrou ser uma proposta que desenvolve valores humanos e os preceitos da Educação para os Direitos Humanos na educação quilombola e apresenta um importante desdobramento das vivências das crianças dentro e fora da escola. Portanto, é outro modo de educar.
Palavras-chave: Arte cinematográfica. Educação quilombola. Direitos Humanos.
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Referências
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