O DISCURSO EMERGENTE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: DIFICULDADES PARA IMPLEMENTAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL

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Resumo

Neste artigo, investiga-se, por meio de pesquisas bibliográficas no contexto da produção do conhecimento, como a educação está voltada para os surdos na rede regular de ensino do Brasil. Com base nas informações obtidas, constatou-se que existem impasses e lacunas e que, no Brasil, a educação para surdos encontra-se debilitada e com fatores que impedem que se construam competências educativas para os surdos. Em contrapartida a esses impasses enfrentados, os próprios surdos, em seu movimento de luta e de reivindicação pelo direito de acesso e permanência à educação, buscam uma educação inclusiva e de boa qualidade. A inclusão do sujeito surdo na rede regular de ensino, com suas especificidades, pode viabilizar um ensino que permeie o conhecimento epistemológico eficaz. Desse modo, pode-se legitimar que esta pesquisa poderá contribuir para melhorar o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais e seu ensino e aprendizagem. 

Palavras-chave: Libras. Inclusão. Ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Genilson de Souza Silva, FACOL; FAVENI; FAMASUL.

Pós-Graduando em Libras e Braille pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins – FACOL. Pós-Graduando em Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva pela Faculdade Venda Nova Imigrante – FAVENI. Pós-Graduado em Ensino de Matemática pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL. Graduando em Pedagogia pela Faculdade Uninter Universidade Educacional. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL. Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras pelo Centro Educacional de Ensino em Libras – CEELI.

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Publicado

05-06-2019

Como Citar

Silva, G. de S. (2019). O DISCURSO EMERGENTE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: DIFICULDADES PARA IMPLEMENTAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 3(2), 43–61. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/43832