O USO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DA IMAGEM VISUAL EM GEOGRAFIA: PRODUÇÃO, LEITURAS E ANÁLISES DAS PAISAGENS PARICONHENSES POR UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ALTO SERTÃO ALAGOANO

Autores

Resumo

Busca-se, com este estudo, explicitar o conhecimento dos discentes da disciplina Geografia, da turma do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) de uma escola pública estadual de Pariconha/AL, com o uso da imagem visual, tendo-as como objeto de conhecimento geográfico, seguindo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para isso, recorreu-se aos pressupostos teórico-metodológicos de Foucault (2008); Carlos (2017); Melo et al (2018), Melo (2017), Freire (1967 e 1981), Weffort (1967), Cavalcanti (2010) e Santos (2008), além de outros autores. Por meio da ação dialógica e arqueológica, entende-se que a aprendizagem é significativa para os sujeitos da EJAI e propicia ao docente um novo olhar para a sua práxis, na perspectiva de melhorar a qualidade de sua atuação docente.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Paisagem; Práxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Geografia na Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve atividades de pesquisa vinculadas as temáticas relacionadas ao agronegócio, território e territorialidades, e processos de ensino-aprendizagem em Geografia e Educação no Campo. Professor da rede pública estadual de Alagoas. Professor-Bolsista (não caracteriza vínculo com serviço público) no curso Geografia Licenciatura EaD na Universidade Federal de Alagoas/Universidade Aberta do Brasil (UFAL-UAB) sendo também responsável pela diagramação, layout e finalização dos livros das disciplinas do curso. Vinculado ao Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO-IGDEMA-UFAL) desde 2009.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia EJAI. 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Geografiaparte1de6.PDF>. Acesso em: 18 dez. 2018.

CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CALLAI, Helena. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2008.

CARLOS, Erenildo João; ALCANTARA, Raquel Rocha Villar de. Freire e o uso pedagógico da imagem visual na alfabetização de jovens e adultos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 2, p. 46-64, mai./ago. 2017.

CARLOS, Erenildo João (Org.). Por uma Pedagogia crítica da visualidade. João Pessoa. Editora Universitária da UFPB, 2010.

CASCINO, Fábio. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. 2 ed. São Paulo. Editora SENAC, 2000.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16. ed. São Paulo: Papirus, 2010.

FAZENDA, Ivani. Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo, Brasil, 1979.

FAZENDA, Ivani Catarina Alves et al. (Org.). Práticas Interdisciplinares na escola.

ed. São Paulo: Cortez, 1996.

FIALHO, Lia; MACHADO, Charliton; SALES, José Álbio Moreira de. As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no Ensino Fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Revista Educação em Foco. ano 17, n. 23, julho 2014, p. 203-224.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Trad. Rio de Janeiro: Forense Universitária,

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade: a sociedade brasileira em transição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2018.

KAERCHER, Nestor André. O gato comeu a geografia crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia. PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (Org.). Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.

LACERDA, R. B. S. Desafios da didática na formação de professores de Geografia. In: Anais... ENPEG, Porto Alegre, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1994.

MELO. Maria Aparecida Vieira de. O uso pedagógico do audiovisual. Revista Discurso & Imagem Visual em Educação - RDIVE, v. 3, p. 38-65, 2018.

MELO. Maria Aparecida Vieira de; OLIVEIRA, Cláudia Simone Almeida de; MODESTO, Vera Lúcia Maria Cavalcanti Modesto; CORDEIRO, Virginia Maria Loureiro Xavier. A imagem visual como recurso metodológico nas oficinas pedagógicas para os sujeitos da educação de jovens e adultos EJA. Revista Discurso & Imagem Visual em Educação - RDIVE, v. 2, p. 67-90, 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Objetivos do ensino de Geografia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Geografiaparte2de6.PDF>. Acesso em: 01 jan. 2019.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia pequena história Crítica. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/gidecelle/geografia-pequena-historia-critica-antonio-carlos-robert-moraes>. Acesso em: 16 dez 2018.

MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do

espaço geográfico. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2011.

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008.

SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. Didática e Educação Geográfica: algumas notas. Uni-Pluri/Versidad, vol. 10, n. 3, Version Digital. Facultad de Educación - Universidad de Antioquia. Medellín, Col.

SALGUEIRO, Teresa Barata. Paisagem e Geografia. Revista Finisterra, ano XXXVI, vol. 72, p. 37-53. Lisboa, 2001.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: Globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

WEFFORT, Francisco C. Educação e Política (Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade) In.: FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade: a sociedade brasileira em transição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967.

Downloads

Publicado

05-06-2019

Como Citar

Almeida, R. S. de. (2019). O USO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DA IMAGEM VISUAL EM GEOGRAFIA: PRODUÇÃO, LEITURAS E ANÁLISES DAS PAISAGENS PARICONHENSES POR UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO ALTO SERTÃO ALAGOANO. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 3(2), 119–142. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rdive/article/view/43847

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência