ANÁLISE SEMIÓTICA DE IMAGENS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Na contemporaneidade, as imagens têm ganhado visibilidade em diferentes espaços sociais e meios de comunicação: na mídia, na escola, nos outdoors, nas revistas, nos jornais, no cinema etc.. Com efeito, esse universo de imagens que circulam em diferentes suportes materiais e fazem parte de nosso cotidiano tem nos interpelado a educar nosso olhar na perspectiva de compreender suas representações e modos de influenciar que exercem sobre nosso modo de pensar e agir no mundo. A escola, ambiente dedicado à educação integral do sujeito, deve estar consciente desse papel, ao propiciar aos estudantes o trabalho com imagens visuais, visando refletir criticamente sobre elas. O livro didático, material utilizado no processo de mediação do conhecimento escolar, traz diferentes tipos de imagens e representações. Este trabalho se propõe a analisar as imagens presentes no tópico de leitura de imagens, dos livros didáticos do 4º e do 5º anos, pertencentes à coleção Português:linguagens, da Editora Saraiva. Adotou-se como estratégia metodológica para a análise das imagens presentes nesse material a técnica da abordagem semiótica de Peirce (2012), especificamente, sua segunda composição tricotômica (ícone, índice, símbolo) e as etapas dos efeitos sígnicos, gerados durante a primeiridade, a secundidade e a terceiridade. Neste estudo,chegou-se a algumas conclusões: (1) as imagens que aparecem nos livros didáticos ocupam as funções ilustrativa e epistêmica, com o compromisso de ilustrar o que está proposto no título e comunicar conhecimentos, reflexões e críticas acerca de determinado conteúdo; (2) a proposta adotada pelo livro didático sobre o processo de leitura de imagens orienta-se pela abordagem semiótica de Peirce e favorece a formação crítica dos sujeitos.
Palavras-chave: Imagens; Livro didático; Leitura de imagens; Semiótica.
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Referências
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