EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL

desafios para a BNCC e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54368

Palavras-chave:

Currículo, BNCC, BNC-Formação, Cidadania Global, Ensino Superior

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e debater o conceito de cidadania global. Nossa problemática central é refletir sobre as possibilidades para a construção da Educação para Cidadania Global (ECG) no contexto brasileiro, estabelecendo uma relação com os debates curriculares, notadamente aqueles que dizem respeito à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Além disso, para colocar em cena os contextos de formação, apresentaremos um estudo exploratório realizado com estudantes do ensino superior, de diferentes instituições do Brasil, cujo objetivo foi conhecer o que os estudantes pensam sobre o processo de educação para a cidadania global. O conceito de educação para a cidadania global aparece com destaque na agenda educacional de 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (UNESCO, 2015), de forma que a implementação da ECG perpasse todos os níveis do sistema educacional.  Se essa ideia aparece na continuidade das orientações promovidas por organizações internacionais, é, no entanto contestada e difícil de operar nos sistemas nacionais de educação. Para além do que está presente nos documentos oficiais é fundamental problematizar como os currículos praticados nos cursos das áreas já mencionadas contribuem (ou não) para a compreensão do que seja cidadania global, com possibilidades de construção e ressignificação do conceito de cidadania, visando ampliá-lo, desde uma perspectiva crítica, englobando aspectos que perpassam pela superação da intolerância e construção de um pensamento global mais solidário.

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Biografia do Autor

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora adjunta e vice coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

Katiuscia Cristina Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora do Departamento de Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Abdeljalil Akkari, Universidade de Genebra, Suiça.

Doutor em Ciências da Educação e professor na Universidade de Genebra na Suiça.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

SANTIAGO, M. C.; VARGAS ANTUNES, K. C.; AKKARI, A. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL: desafios para a BNCC e formação docente. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 687–699, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54368. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/54368. Acesso em: 23 dez. 2024.