v. 16 n. 2 (2023): REENCANTAMENTO DO MUNDO: criações curriculares enquanto novidades utópicas [Publicação em Fluxo Contínuo]

					Visualizar v. 16 n. 2 (2023): REENCANTAMENTO DO MUNDO: criações curriculares enquanto novidades utópicas [Publicação em Fluxo Contínuo]
Publicado: 05-06-2023

Apresentação

  • REENCANTAMENTO DO MUNDO criações curriculares enquanto novidades utópicas

    Patrícia Raquel Baroni, Deise Guilhermina da Conceição
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67916

Artigos

  • POR UMA POÉTICA CURRICULAR COM OS COTIDIANOS ESCOLARES

    Marina de Oliveira Delmondes, Carlos Eduardo Ferraço
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67133
  • NEGO VEIO PROFESSOR ancestralidades, descolonização e reencantamento da educação

    Nielson Rosa Bezerra, Bruna Maria Almeida Luiz
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67268
  • EXPERIMENTAR E INVENTAR MOVIMENTOS CURRICULARES POR UMA VIDA BONITA

    Andrea dos Santos Gabriel, Sandra Kretli da Silva
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67254
  • UMA DANÇA-MENOR EM UM CURRÍCULO-DANÇANTE

    Carla Char, Marlucy Alves Paraíso
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67279
  • CURRICULO E IDENTIDADES aproximações entre educação, cultura e arqueologia social inclusiva na Fundação Casa Grande em Nova Olinda-CE

    Pedro Adjedan David de Sousa, Cícero Magérbio Gomes Torres, Marcia de Sousa Figueiredo
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67402
  • A GARRAFINHA DE REFRIGERANTE, O RELÓGIO DE PAPEL E A FORCA invencionices, criações e imaginações infantis para aprender brincando em um currículo

    Andressa Lima, Danilo de Araujo Oliveira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67154
  • LITERATURA MARGINAL-PERIFÉRICA E FORMAÇÃO o entrelaçamento da literatura das ruas com outros espaços de saberes

    Nayara Matos, Patricia Raquel Baroni, Gustavo Coelho
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67274
  • DA DENÚNCIA AO ANÚNCIO movimento de um planejamento Ético-Crítico inspirado na Investigação Temática Freireana

    Eduarda Boing Pinheiro, Elizandro Maurício Brick
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67283
  • DO ESPAÇO AO LUGAR a horta escolar como elemento chave para o estímulo ao sentimento de pertencimento no ensino formal

    Yayenca Frachia Yllas, Heloisa de Camargo Tozato, Heloisa Teixeira Firmo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67263
  • CRIAÇÕES CURRICULARES COM OUTRAS ECOLOGIAS NAS REDES COTIDIANAS diálogos amorosos no esperançar por uma educação ambiental antirracista

    Andreia Teixeira Ramos, Soler Gonzalez, Victor de Jesus
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67280
  • DA MODERNIDADE DESENCANTADA AOS REENCANTAMENTOS POSSÍVEIS as criações curriculares cotidianas e seus encantamentos

    Inês Barbosa de Oliveira
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67235
  • ANDARILHAR PELOS GUETOS CURRICULARES éticas, estéticas, poéticas nos ‘espaçostempos’ das cidades

    Rafaela Rodrigues da Conceicao, Maristela Petry Cerdeira, Maria Cecília Sousa de Castro
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67277
  • PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL contribuições para ressignificar práticas formativas e a organização político pedagógicas da escola

    Idilea Thomaz de Aquino Pereira, Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Leandro Sartori
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67331
  • PERIFERIA EM FOCO diálogos entre jovens pretos e a escola

    Deise Guilermina da Conceição
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67281

Demanda Contínua

  • A DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL E NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA a voz de ex-alunas de graduação

    Zena Winona Eisenberg, Camila Lopes Cravo de Lacerda
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.62764
  • CONCEPÇÕES DOCENTES NORTEADORAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS EM CRECHE

    Rosimeire Cruz, Maria Crélia Carneiro
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.64205
  • PENSAR O CÓDIGO DISICPLINAR possibilidades de recomposição do mosaico curricular das disciplinas escolares

    Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Luciana de Aquino
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.65426
  • VERSÕES DE UMA BASE disputas, continuidade e rupturas na produção da BNCC do Ensino Médio

    Lauro Cruz, Mônica Ribeiro da Silva
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.62580
  • EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO análise da concepção de currículo presente nos Projetos Pedagógicos de Curso do IFPA/Campus do Itaituba

    Suellen Ferreira Barbosa , Marcio Santos
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.63883
  • CÍRCULOS DE CULTURA NO RETÂNGULO DA TELA DO COMPUTADOR desafios de um período pandêmico

    Ana Paula Abreu Moura, Midian Lena Pereira Pressato, Isabela Pereira Bráz
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.64669
  • EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA perspectivas metodológicas para a de(s)colonização de saberes

    Larisse Miranda de Brito
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.62855
  • O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO uma revisão de literatura

    Maria do Socorro Souza, Neuza Sofia Guerreiro Pedro, Juliane Colling
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.64491
  • A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA NAS TRÊS VERSÕES DA BNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

    Iracema dos Santos Teles, Genylton Odilon Rego da Rocha
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.65793
  • A REFORMA GERENCIAL DA EDUCAÇÃO PERNAMBUCANA (2007-2018) princípios, políticas e mudanças nas finalidades da educação

    Josilene Maria de Oliveira, Andréia Ferreira da Silva
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.62750
  • CURRÍCULO INTEGRADO o que revela a práxis docente?

    Débora Gomes Gonçalves, Tatiana Polliana Pinto de Lima
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.64203
  • ITINERÁRIOS DA (DES) OFICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ANOS INICIAIS uma perspectiva histórica

    Aline Malagi, Iône Inês Pinsson Slongo
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.64726
  • POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO o discurso da ineficiência como justificativa para reformas

    Carolina Giovannetti, Shirlei Rezende Sales
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.62456
  • MODELOS DE UNIVERSIDADE E TEORIAS DE CURRÍCULO efeitos nos modos como se aproximam

    Lilian Pereira Palácio
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.63350
  • BNC-FORMAÇÃO E OS CURSOS DE LICENCIATURAS entraves e riscos para formação inicial de professores

    Ana Paula Monteiro de Moura, Leia Soares da Silva, Marlúcia Lima de Sousa Meneses
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.64648

Entrevistas

  • A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAMPO DO CURRÍCULO entrevista com Antônio Flávio Barbosa Moreira

    Marcus Vinicius Siqueira Dutra, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Antonio Flavio Barbosa Moreira
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.66230