Editorial

Autores

  • Orleans Silva Martins UFPB

Resumo

Caro Leitor,

 

A Revista Evidenciação Contábil & Finanças (RECFin) é um periódico elaborado e mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), com apoio do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No segundo quadrimestre de 2016, dando continuidade ao processo de expansão de seu alcance, a RECFin passou a integrar o Portal de Periódicos da CAPES e a base de indexação do Google Acadêmico, reunindo todos os seus artigos publicados em cada número e suas estatísticas de acessos e citações. Outro destaque interessante diz respeito à recente ferramenta “nuvem de palavras-chave” que a plataforma de gestão da revista (OJS) passou a disponibilizar em nosso site. Nessa nuvem é evidente o destaque da palavra “evidenciação” como a mais citada, o que, após 10 números publicados, faz jus ao nome da RECFin.

Em seu volume 4, número 1 (2016), a RECFin publica 6 (seis) novos artigos, inéditos, de temas relacionados à Contabilidade, à Finanças e à Atuária, os quais são resumimos a seguir:

O primeiro trabalho – MUDANÇAS E PROPOSTAS PREVISTAS NO RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS OCORRÊNCIAS EM PERÍODOS SUBSEQUENTES – de autoria de Edimar Mendes Andrade e Josilene da Silva Barbosa, verificou se as mudanças e propostas mencionadas nos Relatórios da Administração das empresas brasileiras de capital aberto foram realizadas em períodos posteriores. Analisando as empresas do Segmento de Construção Civil da BM&FBOVESPA entre os anos 2010 a 2014, verificou-se que as palavras mais evidenciadas nas sentenças que apresentaram mudanças e propostas previstas pela administração nos relatórios foram: entregas, projetos e lançamentos. Isto indicou que as principais propostas apresentas pelas empresas dizem respeito a prazos e quantidades de entregas dos produtos (empreendimentos).

O segundo artigo, de Anna Cecília Chaves Gomes, Antônio Hermes Marques da Silva Júnior e Moises Alberto Calle Aguirre, intitulado PREVISÃO DE RESERVAS PARA SEGURADORAS DO MERCADO BRASILEIRO, buscou aplicar o modelo Chain Ladder para prever as reservas das companhias de seguros mais relevantes do mercado brasileiro. As empresas escolhidas foram as seguradoras Bradesco, Porto Seguro, Itaú, Allianz e Banco do Brasil-Mapfre. A adequação do modelo Chain Ladder de Mack foi testada de acordo com os critérios de análise gráfica de resíduos para cada companhia de seguros. As projeções apresentaram erros padrões inicialmente baixos, contudo, crescentes com o passar dos anos e com diminuição gradual do volume de dados. Verificou-se que o Chain Ladder pode ser utilizado para previsão de reservas de seguradoras brasileiras, contudo, que os pressupostos devem ser avaliados caso-a-caso.

O terceiro artigo – PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL – de Nadielli Maria dos Santos Galvão, verificou como estudantes do ensino médio, prestes a escolherem o curso universitário, percebem o profissional contábil. Para o alcance deste objetivo, realizou-se uma pesquisa survey com discentes de uma escola pública localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. Os resultados apontam que os entrevistados entendem que o contador realiza atividades como cálculos dos impostos, análise de custos, elaboração de folha de pagamento e declaração do imposto de renda. Ressalta-se que 79,46% dos respondentes consideram o contador importante para o desenvolvimento do país, bem como para 63,39% dos estudantes o profissional da área contábil é capaz de ajudar o governo a aplicar bem os impostos, ao mesmo tempo que 47,32% dos estudantes apontaram que o contador pode ajudar a diminuir a corrupção no país.

O quarto artigo, de autoria de Natinoslávia Rubiassa de Morais, Fernando Porfírio Soares de Oliveira e Leonardo Andrade Rocha, cujo título é DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO RIO GRANDE DO NORTE: A CONTRIBUIÇÃO DA RECEITA PÚBLICA MUNICIPAL, analisou os possíveis efeitos dos recursos provenientes das receitas públicas municipais sobre o desenvolvimento socioeconômico (Educação, Saúde, Emprego & Renda) baseados no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Para tal, procura demonstrar as variações e/ou correlações do comportamento das receitas públicas dos municípios do Estado do Rio Grande do Norte no período de 2007 a 2011. Seus resultados apontam que ao se estratificar as dimensões do desenvolvimento nos três âmbitos somente a educação e o emprego & renda se mostraram significativos. Já em outra estratificação dividida por mesorregiões, com a finalidade de minimizar o viés do desenvolvimento por região, constatou-se que o Leste Potiguar e o Oeste Potiguar apresentaram correlação significativa em todas as dimensões do desenvolvimento. Nas mesorregiões do Agreste Potiguar e do Central Potiguar, não apresentaram significância para a educação e a saúde, somente sendo significativa para a dimensão emprego & renda.

O quinto artigo – NÍVEL DE SIMILARIDADE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE CIÊN-CIAS CONTÁBEIS DE INSTITUIÇÕES CATARINENSES EM RELAÇÃO AO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELO ISAR/UNCTAD/ONU, de Luís Antonio Lay, Antonio Carlos Bambino, Thiago Bruno de Jesus Silva e Roberto Carlos Klann, comparou a adequação das matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis em instituições de Santa Catarina com a matriz curricular proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR. Por meio de uma análise de conteúdo, constatou-se que das 16 instituições estudadas, 7 delas apresentaram um aumento nas áreas de conhecimentos contábeis, financeiros e assuntos afins. Sendo que as subáreas de políticas empresariais, de estruturas organizacionais básicas e comportamento estão sendo as mais abordadas. No entanto, em relação aos métodos quantitativos e estatísticos, estes são os que mais estão presentes nas matrizes curriculares das instituições. Pode-se concluir que as instituições do estudo estão mais próximas de uma congruência de seu currículo com o proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, e que há um crescimento nas áreas de Conhecimentos Contábeis, Financeiros e assuntos afins e Conhecimento (avançado) em Contabilidade, Finanças e assuntos afins. Em relação a estudos futuros, é oportuno avaliar as ementas dessas disciplinas, para verificar se estas estão alinhadas com as disciplinas sugeridas pelo Currículo Mundial.

O sexto artigo, de autoria de Marcelo Alvaro da Silva Macedo e Vera Lúcia de Aguiar Kelly, intitulado GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE COM BASE EM PROVISÕES PARA CRÉDITO DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA, analisou os indícios de gerenciamento de resultados pelas instituições financeiras que operam no mercado brasileiro, por meio do uso das provisões para crédito de liquidação duvidosa (PCLD) como accruals específicos, no período de 2006 a 2012, tendo como foco a presença de capital estrangeiro. Para tanto, utilizou-se a análise de regressão com dados em pooled das 50 maiores instituições financeiras, considerando a PCLD como variável dependente e o volume de operações de crédito (CRED), o resultado antes da PCLD e o IR (LL) e a presença de capital estrangeiro (ESTR) como variáveis independentes. Seus resultados mostram que, conforme esperado, um aumento do volume de operações de crédito e arrendamento mercantil explica um aumento das provisões para créditos de liquidação duvidosa. Mais especificamente em relação ao indício de gerenciamento de resultado, observou-se que existem indícios de que a formação da provisão para créditos de liquidação duvidosa esteja sendo influenciada pelo nível de lucro.

Por fim, toda a Equipe Editorial da RECFin lhe deseja uma boa leitura!

 

ORLEANS SILVA MARTINS

Editor Geral  

WENNER GLÁUCIO LOPES LUCENA

Editor Adjunto

LUIZ FELIPE DE ARAÚJO PONTES GIRÃO

Editor Adjunto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orleans Silva Martins, UFPB

Doutor em Contabilidade pela UnB Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Martins, O. S. (2016). Editorial. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 4(2), 1–3. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/30444

Edição

Seção

Editorial