Relato integrado e o formato da informação financeira para evidenciar a criação de valor das empresas do Programa Piloto

Autores

  • Nadson Jaime Ferreira Alves Professor da Universidade Federal do Pará Doutorando em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul
  • José Roberto Kassai Universidade de São Paulo
  • Edimilson Costa Lucas Professor do programa de pós graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
  • Humberto Medrado Gomes Ferreira Doutorando em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Palavras-chave:

Relato integrado. Criação de valor. Informação financeira. Contabilidade.

Resumo

RESUMO

Objetivo: Descrever forma e conteúdo de expressão das informações financeiras no Relato Integrado, nova modalidade de comunicação corporativa, com base nos princípios definidos no framework emitido pelo International Integrated Reporting Council, em 09/12/2013.

Fundamento: Inovação na comunicação corporativa, esse é o propósito do Relato Integrado – RI ao conectar informações de seis capitais (financeiro, humano, intelectual, natural, manufaturado e de relacionamento) para construção do pensamento integrado, com foco na criação de valor pela empresa, no curto, médio e longo prazo e, ainda, em linguagem clara e concisa, conforme framework do RI.

Método: Pesquisa documental, descritiva e de cunho qualitativo, com apoio do Software Nvivo 11, nos Relatos Integrados das empresas que participam do Programa Piloto [PP] no Brasil, nos anos de 2014 e 2015.

Resultados: Foi constatado insuficiência no uso de alguns termos que fundamentam o RI e a informação financeira oriunda da contabilidade; mas, também, se identificou avanço no uso de linguagem visual em sintonia com os princípios da concisão, completude, comparabilidade e conectividade entre as informações financeiras e não financeiras.

Contribuições:  ao meio acadêmico contribui com a abordagem interdisciplinar do Relato Integrado ao integrar a Administração, a Contabilidade e a Comunicação. Às empresas, contribuiu no desdobramento do framework do RI e na gestão ao mostrar a interface entre forma e conteúdo na evidenciação da criação de valor com pensamento integrado. Ao governo, contribui com a valorização da transparência no mercado de capitais, via linguagem visual para dar mais segurança a investidores, financiadores e sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadson Jaime Ferreira Alves, Professor da Universidade Federal do Pará Doutorando em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul

Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Unviersidade Federal do Pará. Atua nas áreas de Contabilidade Financeira, Análise das Demonstrações Contábeis e Contabilidade Internacional.

José Roberto Kassai, Universidade de São Paulo

Professor do Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP e Membro do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente.

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Alves, N. J. F., Kassai, J. R., Lucas, E. C., & Ferreira, H. M. G. (2017). Relato integrado e o formato da informação financeira para evidenciar a criação de valor das empresas do Programa Piloto. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 5(3), 99–122. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/34070

Edição

Seção

Seção Nacional