Práticas de Comunicação e de Compartilhamento de Informações com Clientes e Fornecedores nos Relatórios de Sustentabilidade por Companhias Elétricas

Autores

  • Karla Katiuscia Nobrega de Almeida
  • Fábia Jaiany Viana de Souza
  • Simone Bastos Paiva
  • Renata Paes de Barros Câmara

Palavras-chave:

Compartilhamento de informações, Relatórios de sustentabilidade, Stakeholders.

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar as práticas de comunicação e de compartilhamento de informações com clientes e fornecedores divulgadas nos relatórios de sustentabilidade por companhias elétricas listadas na B3.

Fundamento: A Teoria dos Stakeholders ressalta a gestão ativa do ambiente empresarial, levando em consideração os interesses de todos os grupos envolvidos. Enfatiza a criação de valor compartilhado, por meio do diálogo, no qual as práticas de comunicação e de compartilhamento de informações podem contribuir para a geração de resultados pela inovação de produtos e processos.

Método: Realizou-se uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualitativa, tendo como recorte empírico, os relatórios de sustentabilidade de 38 companhias elétricas brasileiras, referentes ao ano de 2014.

Resultados: Constatou-se que a ouvidoria foi o canal de comunicação com clientes mais evidenciado nos relatórios, junto a adesão às redes sociais e promoção da acessibilidade por meio dos canais de relacionamento para os usuários portadores de deficiência. Com relação aos seus fornecedores, constatou-se que as práticas utilizadas são diversificadas, predominantemente virtuais, mas algumas com interações presenciais, por meio de reuniões mensais e anuais. Conclui-se que os relatórios de sustentabilidade analisados apresentam ações de comunicação, suportadas por uma estrutura tecnológica e informacional, entre a organização e os seus stakeholders, situação que está alinhada com a essência da Teoria dos Stakeholders.

Contribuições: Conhecer a diversidade de práticas de compartilhamento de informações e de comunicação para lidar com a heterogeneidade da carteira de clientes e de fornecedores existente nas empresas pode contribuir para melhorar a interação entre estas e os seus stakeholders.

 

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

Nobrega de Almeida, K. K., Viana de Souza, F. J., Paiva, S. B., & Câmara, R. P. de B. (2018). Práticas de Comunicação e de Compartilhamento de Informações com Clientes e Fornecedores nos Relatórios de Sustentabilidade por Companhias Elétricas. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(2), 14–35. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/35923

Edição

Seção

Seção Nacional