Fatores Determinantes na Escolha da Carreira Acadêmica em Contabilidade: uma Visão de Mestrandos em Ciências Contábeis sob a Luz da Teoria do Comportamento Planejado

Autores

  • Ronan Reis Marçal Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thauan Felipe Medeiros de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • André Luiz Bufoni Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudia Ferreira da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.36973

Palavras-chave:

Mestrado Acadêmico, Ciências Contábeis, TCP.

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os fatores que motivaram os discentes de mestrado stricto sensu em Ciências Contábeis ao optarem pela carreira acadêmica na área.

Fundamento: O curso de Ciências Contábeis, dado seu enfoque profissional, oferta muitas opções de carreiras corporativas (Santos & Almeida, 2016). A carreira acadêmica, portanto, tende a ser preterida, indicando uma deficiência da educação contábil (Iudícibus & Marion, 1986).

Método: Pesquisa descritiva, utilizando a estratégia de estudo de campo com discentes, por meio de questionários, cujas proposições foram baseadas na Teoria do Comportamento Planejado. Foram utilizadas ferramentas de estatística descritiva para a análise dos resultados. A amostra remonta aos estudantes dos cursos de mestrado stricto sensu em Ciências Contábeis do estado do Rio de Janeiro regularmente matriculados entre 2016 e 2017. Foram direcionados questionários online a 68 possíveis respondentes e recebidas 38 respostas (55,88% da população) sendo 55,26% dos respondentes oriundos da UFRJ e 44,74% da UERJ.

Resultados: Os resultados demonstram que apenas fatores intrínsecos aos discentes exercem influência positiva na tomada de suas decisões ao optarem pela carreira acadêmica em Ciências Contábeis. Referências externas de pessoas próximas e possíveis facilitadores não possuem a capacidade de influenciar positivamente os discentes no momento da escolha pelo curso de mestrado.

Contribuições: Este trabalho contribui academicamente ao suprir a lacuna de pesquisas de intenção comportamental dos discentes que ingressaram no curso de mestrado stricto sensu em Ciências Contábeis e pode auxiliar os responsáveis pelos processos seletivos em programas de pós-graduação ao descrever os fatores motivacionais dos candidatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Marçal, R. R., de Carvalho, T. F. M., Bufoni, A. L., & da Cruz, C. F. (2018). Fatores Determinantes na Escolha da Carreira Acadêmica em Contabilidade: uma Visão de Mestrandos em Ciências Contábeis sob a Luz da Teoria do Comportamento Planejado. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(3), 4–20. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2018v6n3.36973

Edição

Seção

Seção Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)