Características Endógenas das Companhias Frente ao seu Nível de Disclosure Ambiental

Rafael Crisostomo Alves, Luiz Roberto Calado

Resumo


Objetivo: O presente artigo teve como objetivo identificar as características endógenas das companhias que explicam o nível de evidenciação das questões ambientais, sob a prática do disclosure ambiental, definido como um conjunto de métodos usados pelas entidades para divulgar suas ações com a natureza.

Fundamento: Visando apresentar o que e como a empresa está se comportando em relação aos recursos naturais, as companhias demandam associar o interesse pela expansão e obtenção de lucros, à interação com o meio ambiente, sendo exigida, por seus stakeholders, maior transparência de suas ações empresariais.

Método: A pesquisa desenvolveu-se por meio da análise dos Relatórios de Sustentabilidade, dos anos de 2010 e 2015, de 52 companhias, consideradas como as maiores em volume de vendas líquidas, pela Revista Exame – Edição Maiores e Melhores 2016. Foram formuladas três hipóteses e testadas a partir da Análise de Regressão com dados em painel, por meio do Modelo de Efeitos Aleatórios. Estas hipóteses englobam desempenho da empresa, potencial de poluição e índice de sustentabilidade empresarial.

Resultados: A Análise de Regressão em Painel demonstrou que a variável Desempenho da Empresa (H1) se confirmou significativa a um nível de 1%, ou seja, o volume de vendas das companhias possui forte influência sobre o disclosure ambiental praticado pelas empresas investigadas. Conclui-se que os resultados da pesquisa corroboram com a Teoria da Divulgação, e ratificam os achados de outros estudos relacionados à temática.

Contribuições: A investigação apontou a possibilidade classificação das empresas brasileiras potencialmente poluidoras, e examinar, além das DFPs. Além disso, como se dá a apresentação dos fatores que determinam a divulgação voluntária ambiental, a partir da análise de regressão em painel.

Palavras-chave


Disclosure; Meio Ambiente; Nível; Teoria da Divulgação; Características.

Texto completo:

português


DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n2.40980

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Evidenciação Contábil & Finanças

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 2318-1001

DOI 10.18405

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

Campus I - CEP 58.051-900
João Pessoa - Paraíba - Brasil

Email: recfin@ccsa.ufpb.br
Telefone: 55 (83) 3216 7285