Seleção de Amostras de Auditoria: Complementariedade entre Curva ABC e Lei de Benford

COMPLEMENTARITY FROM ABC CURVE AND BENFORD LAW

Autores

  • Fabio Zanchettin Tribunal de Contas da União
  • Gemael Chaebo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n2.48910

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho consiste em propor uma metodologia para a seleção de amostras de auditoria, obtida por meio da Curva ABC e da Lei de Benford.

Fundamento: A fundamentação se baseia na seleção de amostras de auditoria, mais precisamente na Curva ABC e na Lei de Benford.

Método: Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados dois diferentes conjuntos de dados: (1) os valores de documentos fiscais fornecidos pela Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso do Sul (Sefaz-MS) e (2) as Notas de Empenho de um município do estado de Mato Grosso do Sul, emitidas durante o exercício financeiro de 2016.  

Resultados: Os resultados indicam que a Curva ABC privilegia os itens de maior valor relativo, enquanto que a Lei de Benford favorece a busca por evidências de itens manipulados. As amostras da Lei de Benford tendem a ser maiores que as obtidas pela Curva ABC; e que, embora tenham uma maior quantidade de elementos, apresentam um valor total amostral substancialmente menor. Os resultados obtidos sugerem a possibilidade de complementariedade das técnicas.

Contribuições: Espera-se, como contribuição desta pesquisa, incentivar a utilização de métodos quantitativos para a seleção de amostras de auditoria, cuja aplicação possibilita a redução dos custos associados, confere maior cientificidade e consistência ao relatório do auditor e potencializa a identificação de fraudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Zanchettin, Tribunal de Contas da União

Mestre em Administração Pública pela UFMS (2018). Pós Graduado em Auditoria e Perícia contábil pela UCDB - MS (2017). Pós graduado em Estatística e Matemática Financeira pela Universidade Cândido Mendes - RJ (2016). Bacharel em Contabilidade, Licenciado em Matemática, atualmente exerce de Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

Zanchettin, F., & Chaebo, G. (2020). Seleção de Amostras de Auditoria: Complementariedade entre Curva ABC e Lei de Benford: COMPLEMENTARITY FROM ABC CURVE AND BENFORD LAW. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 8(2), 111–132. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n2.48910

Edição

Seção

Seção Nacional