Desempenho Econômico-Financeiro e Vinculações Políticas: Traços do Patrimonialismo nas Empresas do Setor Elétrico Estatal Brasileiro

traços do patrimonialismo nas empresas do setor elétrico estatal brasileiro

Autores

  • Andréa de Oliveira Gonçalves Universidade de Brasília (UnB)
  • Eliedna de Sousa Barbosa Universidade de Brasília (UnB)
  • Nara Cristina Ferreira Mendes Universidade de Brasília (UnB)
  • José Matias-Pereira Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n1.49750

Resumo

Objetivo: Comparar, por ciclos políticos, os segmentos do Grupo Eletrobrás em relação à vinculação político-partidária dos Dirigentes de Alto Nível (DAN) e o desempenho dos indicadores econômico-financeiros, a fim de verificar a existência de traços do patrimonialismo de Weber. Fundamento: O modelo de gestão patrimonialista caracteriza-se pelo uso e apropriação do que é público, por dirigentes de partidos políticos e elites dominantes que buscam vantagens para usufruto particular ou corporativo, por meio do predomínio de seus interesses. Sendo essa a base de discussão que permeia esse estudo. Método: Analisaram-se os cargos de Direção e Assessoramento Superiores (5 e 6) do Grupo Eletrobrás, denominados de DAN, os indicadores de endividamento oneroso, liquidez corrente e retorno sobre o ativo total, coletados dos sites do Sistema de Informações Estatais, do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Tribunal Superior Eleitoral e dos Relatórios da Administração. Resultados: O teste de Wilcoxon e a Cluster Analysis não revelaram diferenças estatisticamente significativas entre os ciclos políticos. Observou-se endividamento elevado, liquidez corrente baixa e o retorno esperado do ativo negativo. Na vinculação político-partidária 68% dos DAN são filiados e/ou doadores ao partido da base dos ciclos analisados, apontando indícios de heranças patrimonialistas de Weber. Contribuições: Discute-se uma relevante lacuna, refletindo sobre a interferência do viés político nos cargos dos DAN, diante da discricionariedade da nomeação, do alto grau de poder de decisão delegado e da possibilidade de atuarem em prol de grupos de interesses privados em detrimento do interesse da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa de Oliveira Gonçalves, Universidade de Brasília (UnB)

Possui doutorado em Integracão da América Latina (área - Estado e Sociedade) pela Universidade de São Paulo - USP (2005) Brasil; mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce (1993). Atualmente é professora associada na Universidade de Brasília - UnB com atribuições no Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da FACE/UNB e no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais; consultora ad hoc CAPES e CNPq. É membro integrado do Centro de Administração Pública e Políticas Públicas (CAPP), da Universidade de Lisboa. Lidera o Grupo de Estudos em Gestão de Serviços Públicos (www.gespu.unb.br) e é editora da Revista Eletrônica Gestão e Saúde (ISSN1982-4785). Tem experiência em gestão pública, com ênfase em Organizações Públicas. Além disso, atua e pesquisa temas no campo da gestão participativa, monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde; gestão de serviços públicos.

Eliedna de Sousa Barbosa, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação UnB/UFPB/UFRN. Professora das disciplinas de Orçamento e Contabilidade Governamental do Departamento de Contabilidade da Universidade Estadual da Paraíba.

Nara Cristina Ferreira Mendes, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisadora do Grupo Projectum da UnB. Auditora da UnB, lotada no Decanato de Gestão de Pessoas - DGP. Contadora CRC/DF n. 022939/O-0, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2009). Tem curso de especialização lato sensu em Contabilidade com ênfase em International Financial Reporting Standards - IFRS pela Universidade de Brasília. Mestre em Gestão Econômica de Finanças Públicas pela Universidade de Brasília. Possui experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Gestão Pública. Também atuou como Assessora no Decanato de Gestão de Pessoas - DGP (abr-jun/2013). Foi Coordenadora de Controle Interno (DGP/CI) do DGP (jun/2013 a nov/2014). Diretora de Administração de Pessoas (DGP/DAP), cuja diretoria é vinculada ao DGP, da Universidade de Brasília (UnB) de nov/2014 até mar/2016.

José Matias-Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

 professor de Administração Pública e Finanças Públicas e Pesquisador associado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília - PPGCont-UnB. Ministra a disciplina Seminários de Tese no doutorado em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília - UnB. É economista e advogado. Doutor em Ciências Políticas ? área de governo e administração pública - Universidade Complutense de Madrid (2001) e pós-doutor em Administração - Universidade de São Paulo - FEA/USP (2005). Fez sua carreira técnica no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ? IPEA, no período de 1975 a 1995. Possui uma sólida formação e experiência na área de Governo e Administração Pública. Consultor e conferencista, em níveis nacional e internacional, na área de governo e administração pública. Os seus principais trabalhos e atividades profissionais estão direcionados para os campos da administração pública, finanças públicas e economia política. É autor de mais de cem artigos publicados em revistas científicas no Brasil e no exterior e de quatorze livros na sua área de atuação acadêmica. Destacam-se, entre eles, "Finanças Públicas", 7. ed. (2017), "Manual de Gestão Pública Contemporânea" 6. ed. (2019), "Manual de Metodologia da Pesquisa Científica" 4. ed. (2016), "Administração Pública", 5. ed. (2018), "Curso de Planejamento Governamental" (2012), e "Curso de Economia Política" (2015), todos publicados pela GEN-Atlas; e Tempestade Perfeita: Análise da crise econômica, política e ética no Brasil, publicado pela Livro novo, 2016.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Andréa de Oliveira Gonçalves, Barbosa, E. de S., Nara Cristina Ferreira Mendes, & José Matias-Pereira. (2020). Desempenho Econômico-Financeiro e Vinculações Políticas: Traços do Patrimonialismo nas Empresas do Setor Elétrico Estatal Brasileiro: traços do patrimonialismo nas empresas do setor elétrico estatal brasileiro . Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 8(1), 130–150. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n1.49750

Edição

Seção

Seção Nacional