Influência do Risco Financeiro na Criação de Valor na Indústria Alimentícia de Empresas Listadas na B3

Autores

  • Gabriela Oliveira de Sales Universidade Estadual Paulista
  • Henrique de Santana Rangel Universidade Estadual Paulista
  • Stela Basso Montoro Universidade Estadual Paulista https://orcid.org/0000-0002-0739-7798
  • David Ferreira Lopes Santos Universidade Estadual Paulia "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n1.50429

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar a influência do risco na criação de valor na indústria alimentícia.

Fundamento: O trabalho é estruturado a partir da abordagem da relação entre o risco e a criação de valor, sendo utilizada uma análise de regressão com o principal objetivo de verificar o impacto do risco nas métricas de criação de valor no setor alimentício.

Método: O estudo foi realizado através de informações econômicas e financeiras das empresas estabelecidas no Setor Alimentício e listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), com dados disponíveis entre 2013 e 2018. Os resultados foram construídos por meio da análise de regressão com dados em painel.

Resultados: A análise realizada apontou que algumas variáveis de risco impactam negativamente na criação de valor da amostra de empresas alimentícias brasileiras. Neste contexto, os resultados operacionais e financeiros das empresas, estão diretamente relacionados à criação de valor através de indicadores como o EVA® e o MVA®, os quais proporcionam um resultado que demonstra se a empresa está ganhando, em um exercício, mais do que o custo de capital atribuído aos recursos utilizados.

Contribuições: As implicações do estudo revelam que maior atenção deve ser apontada para as expectativas do mercado por parte dos executivos, além da implementação de melhorias dos aspectos relacionados à governança, ética e transparência do negócio como estratégia para reduzir as assimetrias e os impactos do risco. Dessa forma, essas estratégias são importantes para reduzir o risco sistemático e, consequentemente, aumentar o potencial de criação de valor das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Oliveira de Sales, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Administração pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal.

Henrique de Santana Rangel, Universidade Estadual Paulista

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Ilha Solteira. Mestrando em Administração pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal.

Stela Basso Montoro, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda e Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Botucatu. Graduada em Administração pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal.

David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulia "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Atua como Professor Assistente Doutor no Departamento de Economia, Administração e Educação da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Tem interesse em pesquisa nas áreas: Gestão da Inovação e Finanças Corporativas.

Downloads

Publicado

2021-02-11

Como Citar

Oliveira de Sales, G., de Santana Rangel, H., Basso Montoro, S., & Santos, D. F. L. (2021). Influência do Risco Financeiro na Criação de Valor na Indústria Alimentícia de Empresas Listadas na B3. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 9(1), 114–133. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n1.50429

Edição

Seção

Seção Nacional