EBITDA: Fatores Determinantes da Divulgação da Medida Não-Gaap no Mercado Acionário Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n1.50526

Resumo

Objetivo: Identificar os fatores determinantes da divulgação voluntária da medida não-GAAP “EBITDA” em relatórios de companhias listadas brasileiras.

Fundamento: A pesquisa foi realizada sob a perspectiva das premissas da teoria da agência e da teoria da sinalização.

Método: Técnicas descritivas e estatísticas. A coleta dos dados se deu de forma manual e por meio de informações coletadas da base Eikon da Thomson Reuters para os períodos trimestrais e anuais dos anos de 2014 e 2015 de companhias listadas no IBrX 100.

Resultados: Os resultados descritivos apresentados sugerem que a prática da divulgação do EBITDA tem ocorrido de forma ampla, de forma consistente no tempo e de forma regular no que diz respeito à obrigatoriedade de apresentar as conciliações ao lucro (ou prejuízo) contábil. Pode-se concluir com base nos resultados quantitativos que companhias que aderem a níveis de governança corporativa, que possuem receitas líquidas menores e que possuem maiores saldos de imobilizado estão mais propensas a divulgar o EBITDA em seus relatórios financeiros. Os resultados apresentados corroboram com as reivindicações do mercado e com as premissas da teoria da sinalização de que medidas não-GAAP podem estar sendo divulgadas de maneira adequada e com o objetivo de informar o mercado, visto que companhias com as ações mais negociadas do mercado buscarão se diferenciar positivamente das demais.

Contribuições: Evidências corroboram com a posição do IASB de que o uso de medidas não-GAAP é valioso e pode melhorar o reporte financeiro se efetuado de forma adequada.

 Palavras-chave: EBITDA. Medidas não-GAAP. Fatores determinantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-12

Como Citar

de Andrade, G. V., & Dal-Ri Murcia, F. (2022). EBITDA: Fatores Determinantes da Divulgação da Medida Não-Gaap no Mercado Acionário Brasileiro. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 10(1), 18–35. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n1.50526

Edição

Seção

Seção Nacional