Value Relevance do Cash Flow Return on Investment no Mercado Acionário Brasileiro

Autores

  • Arlindo Nonato Morais Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0003-0225-0540
  • José Mauro Madeiros Velôso Soares Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Adilson de Lima Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anderson Luiz Rezende Mol Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Atelmo Ferreira de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n3.50594

Resumo

Objetivo: Verificar a associação entre o Cash Flow Return On Investment e o valor de mercado das firmas brasileiras listadas na B³, bem como os seus respectivos retornos acionários anuais.

Fundamento: O estudo apoia-se na existência de conteúdo informativo nas informações contábeis capazes de oferecer perspectivas sobre o desempenho futuro das organizações. Sendo demonstrado esta premissa por meio da associação entre o Cash Flow Returns On Investment e o valor de mercado e retorno anual.

Método: Foram selecionadas as companhias não financeiras listadas na B³, com dados suficientes para o cálculo do Cash Flow Return On Investment, valor de mercado, retorno contínuo e retorno anormal das empresas, durante o período 2010-2018. Para análise de regressão utilizou-se de dados em painel para os três modelos econométricos estimados.

Resultados: Os testes empíricos realizados demonstram: (i) associação positiva e significante entre o Cash Flow Return On Investment e o valor de mercado das empresas pesquisadas, bem como (ii) com seus respectivos retornos contínuo e anormal concordando com a fundamentação utilizada. Sendo assim, o resultado desta pesquisa, evidencia que o valor de mercado das empresas absorveu as informações dos retornos dos ativos pelo fluxo de caixa, sendo possível inferir que o Cash Flow Return On Investment pode ser informativo quanto as expectativas de desempenho futuro das empresas, levando em conta tanto os fluxos de caixa efetivamente gerados como os futuros fluxos a serem gerados no decorrer da vida útil de seus ativos, contribuindo assim de forma teórica e prática com a literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-07

Como Citar

Souza, A. N. M., Soares, J. M. M. V., Tavares, A. de L., Mol, A. L. R., & Oliveira, A. F. de. (2020). Value Relevance do Cash Flow Return on Investment no Mercado Acionário Brasileiro. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 8(3), 91–105. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n3.50594

Edição

Seção

Seção Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)