A Influência das Variáveis Sociodemográficas Renda, Gênero e Idade nas Preferências Temporais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n2.51632

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem por objetivo analisar o comportamento das preferências temporais, utilizando-se como parâmetros as características sociodemográficas renda, gênero e idade.

Fundamento: À luz das finanças comportamentais, o estudo fundamenta-se na teoria da racionalidade limitada de Simon (1957) para análise das preferências intertemporais, as quais apresentam-se como fatores heterogêneos que se modificam de acordo com arranjos sociais e psicológicos.

Método: Empreendeu-se uma pesquisa de natureza quantitativa, cuja consecução foi obtida através da aplicação de um survey, na qual participaram 133 estudantes de ensino superior. Para análise dos dados foram utilizados módulos de estatística descritiva, teste t de Student e análise de variância (ANOVA).

Resultados: Os participantes apresentaram um padrão de preferência hiperbólica, indicando uma maior valorização pelo consumo imediato do que uma gratificação futura. Ademais, as preferências temporais são influenciadas por aspectos pecuniários, indicando que quanto maior a renda, maior o nível de paciência dos indivíduos. Por outro lado, embora os mais jovens tenham apresentado maiores níveis de impaciência, a associação da variável idade com as preferências temporais foram apenas marginalmente significantes. Quanto ao gênero, ao contrário das acepções teóricas levantadas na literatura, observa-se que mulheres apresentam menor nível de paciência do que os homens.

Contribuições: Este estudo contribui para a expansão teórico-prática da discussão das preferências intertemporais. Buscando compreender este fenômeno de uma maneira mais realista, os resultados revelam contra-argumentos aos princípios postulados pela economia clássica. Ademais, a heterogeneidade das preferências temporais revela como os múltiplos condicionantes socioeconômicos e psicológicos podem afetar as tomadas de decisões econômicas.

 

Palavras-chave: Preferências Temporais. Finanças Comportamentais. Desconto Exponencial. Desconto Hiperbólico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Matheus De Paula, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (PPGA/UECE) - Fortaleza (CE), Brasil. 

Felipe Gerhard

Doutor em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Estudos Sociais e Aplicados

Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (PPGA/UECE) - Fortaleza (CE), Brasil.

Felipe Roberto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (PPGA/UECE) - Fortaleza (CE), Brasil. 

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

De Paula, T. M. ., Gerhard, F., Peñaloza, V., & Roberto, F. . (2021). A Influência das Variáveis Sociodemográficas Renda, Gênero e Idade nas Preferências Temporais. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 9(2), 26–42. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n2.51632

Edição

Seção

Seção Nacional