Estratégias de Gerenciamento de Impressões nas Divulgações Corporativas da Petrobrás S/A para Reparação da Imagem e Reputação Frente aos Escândalos de Corrupção
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n2.58367Resumo
Objetivo: Este estudo objetivou verificar as estratégias de Gerenciamento de Impressões (GIs) identificáveis nos Relatos Integrados (RIs) da Petrobras S/A, em comparação com as informações divulgadas involuntariamente, com o intuito de reparação da reputação e imagem da empresa, após os escândalos de corrupção.
Fundamento: O estudo é realizado a Luz do Gerenciamento de Impressão (Mohamed et al., 1999, Almeida et al., 2019) e sobre divulgações mediante Relato Integrado.
Método: Para alcance deste objetivo, foram realizadas análises documentais e de conteúdo nos RIs e em notícias divulgadas em outras mídias, no período de 2014 a 2018.
Resultados: Identificou-se oito estratégias de GI, como autopromoção, explicação, manipulação retórica, manipulação temática, ocultação, omissão, reconhecimento, retratação, seletividade e informações sem indícios de estratégias de GI. Conclui-se que há indícios de que o uso dessas estratégias nos RIs, auxiliou na reparação da imagem da empresa frente a escândalos de corrupção.
Contribuições: Este estudo é relevante e traz contribuições para o avanço teórico e prático da área contábil, uma vez que são apontados indícios de falhas na divulgação de informações nos RIs, e a contabilidade preza pela divulgação de informações úteis e relevantes aos seus usuários, sendo o RI considerado um dos meios mais eficientes utilizados para divulgação de informações.
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