Estratégias de Gerenciamento de Impressões nas Divulgações Corporativas da Petrobrás S/A para Reparação da Imagem e Reputação Frente aos Escândalos de Corrupção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n2.58367

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou verificar as estratégias de Gerenciamento de Impressões (GIs) identificáveis nos Relatos Integrados (RIs) da Petrobras S/A, em comparação com as informações divulgadas involuntariamente, com o intuito de reparação da reputação e imagem da empresa, após os escândalos de corrupção.

Fundamento: O estudo é realizado a Luz do Gerenciamento de Impressão (Mohamed et al., 1999, Almeida et al., 2019) e sobre divulgações mediante Relato Integrado.

Método: Para alcance deste objetivo, foram realizadas análises documentais e de conteúdo nos RIs e em notícias divulgadas em outras mídias, no período de 2014 a 2018.

Resultados: Identificou-se oito estratégias de GI, como autopromoção, explicação, manipulação retórica, manipulação temática, ocultação, omissão, reconhecimento, retratação, seletividade e informações sem indícios de estratégias de GI. Conclui-se que há indícios de que o uso dessas estratégias nos RIs, auxiliou na reparação da imagem da empresa frente a escândalos de corrupção.

Contribuições: Este estudo é relevante e traz contribuições para o avanço teórico e prático da área contábil, uma vez que são apontados indícios de falhas na divulgação de informações nos RIs, e a contabilidade preza pela divulgação de informações úteis e relevantes aos seus usuários, sendo o RI considerado um dos meios mais eficientes utilizados para divulgação de informações.

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Biografia do Autor

Anderson Rodrigo Quoos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade da Unioeste - Cascavel. Graduação concluída em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente aluno especial na disciplina de Governança Corporativa no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e aluno especial na disciplina de Métodos Qualitativos Aplicados no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente Contador - Escritório Unitécnico.

Delci Grapégia Dal Vesco, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-doutora em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná-UFPR; doutora em Contabilidade e Administração pela Universidade Regional de Blumenau, SC; mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná, PR. Coordenadora e Professora do Mestrado em Contabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus de Cascavel-PR. Professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus de Cascavel-PR. Professora do curso de graduação de Ciências Contábeis e do Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial da UFSC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Publicou 5 livros, destes 4 foram pela editora Atlas.

Ana Helena Caneppele Dotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Ciências Contábeis (2013) e Pós Graduação em Práticas Contábeis (2016), ambas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Desde 2014 é colaboradora da Mitra Diocesana de Cascavel- Arquidiocese de Cascavel-exercendo o cargo de Contadora, responsável pelo setor de Contabilidade e Departamento Pessoal. Tem experiência na área Contábil, atuando principalmente nos seguintes temas: terceiro setor e gerência de Dpto. Pessoal.

Priscila dos Santos Schiavo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Contabilidade, foco em Controladoria , linha de pesquisa Finanças e Financeira na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel (Turma de 2019). Pós graduada em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Faculdade Cidade Verde - UNIFCV (2017). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2013). Possui experiência de mais de 07 anos na área contábil.

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Publicado

2022-12-24

Como Citar

Quoos, A. R., Vesco, D. G. D., Dotto, A. H. C., & Schiavo, P. dos S. (2022). Estratégias de Gerenciamento de Impressões nas Divulgações Corporativas da Petrobrás S/A para Reparação da Imagem e Reputação Frente aos Escândalos de Corrupção. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 10(2), 64–82. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n2.58367

Edição

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Seção Nacional