A Relação do Perfil Tributário das Empresas com a Geração de Valor Adicionado e a sua Distribuição aos Agentes

Autores

  • Matheus Pereira Peon Diniz Universidade Federal de Pernambuco
  • Vinícius Gomes Martins Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n3.62657

Resumo

RESUMO

Objetivo: O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar de que forma os aspectos do perfil tributário das empresas podem afetar a geração e a distribuição do valor adicionado entre os agentes.

Fundamento: Amparado na teoria dos stakeholders e da elasticidade da receita tributária, o estudo buscou traçar o perfil tributário através da utilização de métricas capazes de refletir o contexto tributário ao qual estão submetidas as empresas. Diante disso, características como a existência de incentivos fiscais, a agressividade tributária, os prejuízos fiscais e a carga tributária foram consideradas.

Método: A pesquisa examinou dados de 321 empresas listadas na B3, compreendendo os anos de 2010 a 2019, a partir da coleta de informações das demonstrações contábeis e da análise de conteúdo empreendida nas notas explicativas. Utilizando a metodologia de dados em painel, foram delineadas quatro equações, das quais se buscaram evidências das relações entre as proxies do perfil tributário das empresas com a geração e distribuição do valor adicionado aos agentes.

Resultados: Os resultados verificados demonstraram que a agressividade tributária possui relação positiva com a geração de valor adicionado. Porém, confirmando as predições iniciais sustentadas na teoria dos stakeholders, a agressividade tributária apresentou relação positiva com a remuneração dos acionistas, ao passo que revelou associação negativa com a dos credores e de pessoal.

Contribuições: Este estudo oferece subsídios aos diferentes stakeholders para que considerem em suas decisões os impactos da gestão tributária sobre a geração e distribuição da riqueza das companhias.

Palavras-chave: Valor Adicionado. Perfil Tributário. Distribuição do Valor Adicionado. Incentivos Fiscais. Agressividade Tributária.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Pereira Peon Diniz, M., & Gomes Martins, V. (2023). A Relação do Perfil Tributário das Empresas com a Geração de Valor Adicionado e a sua Distribuição aos Agentes. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 10(3), 5–23. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n3.62657

Edição

Seção

Seção Nacional