Fatores Determinantes Para o Desempenho Acadêmico dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis no Enade

Autores

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem por objetivo investigar os fatores determinantes para o desempenho acadêmico dos discentes do Curso de Ciências Contábeis no ENADE.

Fundamento: Esta pesquisa está embasada na Função de Produção Educacional (Bowles, 1970; Hanushek, 1979), nos Determinantes do Desempenho Acadêmico e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Método: O trabalho é dotado de caráter descritivo, abordagem quantitativa e técnica de coleta documental. Os dados foram extraídos do Conceito Preliminar do Curso (CPC) dos anos de 2015 e 2018. Posteriormente, foram segregados em cursos com Conceitos Altos e Conceitos Baixos, excluindo as IES com conceito 3. Analisou-se seis variáveis e para proceder com a estatística descritiva dos dados. Em seguida, utilizou-se o modelo Logit para verificar os fatores determinantes do desempenho acadêmico.

Resultados: Os resultados demonstram que o número de concluintes com nota no ENEM, a qualificação docente, a infraestrutura, as instalações físicas e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional, influenciam positivamente o desempenho discente. Ademais, a variável “proporção de professores em regime de trabalho parcial ou integral”, foi a única que não apresentou significância estatística sobre o desempenho dos discentes no ENADE.

Contribuições: O trabalho contribui para a literatura ao identificar os fatores que são determinantes para o desempenho acadêmico dos discentes de Contabilidade no ENADE. À vista disso, como contribuição prática, constatou-se que é fundamental investir em infraestrutura e qualificação do corpo docente institucional, conjunto ao fomento de discussões colegiadas regulares sobre a estrutura e proposta pedagógica do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Araújo Amaral Duarte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Pós-graduanda em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFERSA)

Graduada em Ciências Contábeis (UFERSA)

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Jocykleber Meireles de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.

Márcio César de Oliveira Quirino, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Mestre em Ciências Contábeis (UFRN)

Graduado em Ciências Contábeis (UFRN)

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Mikelline Carla de Lima Melo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduada em Ciências Contábeis (UFERSA)

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Tomaz da Silva Melo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduado em Ciências Contábeis (UFERSA)

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Referências

Araújo, E. A. T., Camargos, M. A., Camargos, M. C. S., & Dias, A. T. (2013). Desempenho acadêmico de discentes do curso de Ciências Contábeis: uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES privada. Contabilidade Vista & Revista, 24(1), 60-83.

Almeida, F. M. S., Cassuce, F. C. C., & Cirino, J. F. (2016). Desempenho Acadêmico na Universidade Federal de Viçosa. Revista de Ciências Humanas, 1(16), 155-175.

Bittencourt, H. R., Viali, L., Cartellias, A. O., Rodrigues, A. C. M. (2008). Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD. Estudos em Avaliação Educacional ,19(40), 247-262.

Bowles, S. (1970). Towards an educational production function. In: W. Lee Hansen. Education, Income, and Human Capital (p. 11 - 70). New York: National Bureau of Economic Research.

Caetano, C., Cardoso, T., Miranda, G., & Freitas, S. (2016). Desempenho no ENADE em Ciências Contábeis: Ensino a distância (EaD) versus presencial. Revista Universo Contábil, 11(4), 147-165.

Camargo, R. V. W., Camargo, R. C. C. P., Andrade, D. F., & Bornia, A. C. (2016). Desempenho dos alunos de Ciências Contábeis na prova Enade/2012: uma aplicação da Teoria da Reposta ao Item. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 10(3), 332-355.

Fávero, L. P. & Belfiore, P. (2017). Manual de Análise de Dados. (1a ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Ferreira, M. A. (2015). Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de Ciências Contábeis Dissertação de mestrado. Faculdade De Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG. Brasil.

Grizendi, J. C. M., Silva, J. A. O., & Ferreira, V. C. P. (2008). A Contribuição da Avaliação continuada para a Melhoria do Desempenho Discente: relato de uma experiência. Estação Científica Online, 6(1).

Hanushek, E. A. (1979). Conceptual and Empirical Inssues in The Estimation of Educational Production Functions. The Journal of Human Resources, 14(3), 351-388.

Hanushek, E. A. (1987). Educational production functions. Economics of Education, 33-42.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Relatório síntese de área: Artes Visuais (licenciatura).

Jehle, G. A.; Reny, P. J. (2000). Advanced microeconomic theory. (2a ed). New York (USA): Addison Wesley.

Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm

Leal, E. A., Miranda, G. J., & Carmo, C. R. S. (2013). Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, 24(62), 162–173.

Lemos, K. C. S., & Miranda, G. J. (2015). Alto e Baixo Desempenho no ENADE: Que Variáveis Explicam?. Revista Ambiente Contábil, 7(2), 101-118.

Machado, E. A. (2014). Desempenho acadêmico e satisfação dos estudantes na modalidade EaD: um estudo comparativo entre concluintes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Brasil.

Mamede, S. de P. N., Marques, A. V. C., Rogers, P., & Miranda, G. J. (2015). Determinantes Psicológicos do Desempenho Acadêmico em Ciências Contábeis: Evidências do Brasil. BBR - Brazilian Business Review, 3(4), 54–75.

Méndez, J. M. A. (2002). Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Artmed.

Miranda, G. J., Leal, E. A., Gama, M. A. F., & Miranda, A. B. de. (2019). ENADE: Os Estudantes Estão Motivados a Fazê-Lo? Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 13(1).

Miranda, G., Lemos, K., Oliveira, A., & Ferreira, M. (2015). Determinantes do Desempenho Academico na Area de Negocios. Revista Meta: Avaliação, 7(20), 175-209.

Moleta, D., Ribeiro, F., & Clemente, A. (2017). Fatores determinantes para o desempenho acadêmico: Uma pesquisa com estudantes de Ciências Contábeis. Revista Capital Científico. 15(3).

Monteiro, J. J. Castanha, E. T. Guimarães, M. L F. Giassi, D., & Cittadin, A. (2019). O desempenho dos estudantes concluintes do curso de ciências contábeis das Universidades de Santa Catarina nas Questões de custos no ENADE. Revista Educação Cultura e Comunicação, 10(20).

Munhoz, A. M. H. (2004). Uma análise multidimensional da relação entre inteligência e desempenho acadêmico em universitários ingressantes. Tese de Doutorado. Universidade de Campinas, São Paulo, SP. Brasil.

Peck, L. R., & Gorzalski, L. M. (2009). An evaluation use framework and empirical assessment. Journal of MultiDisciplinary Evaluation, 6(12), 139-156.

Polidori, Marlis Morosini, Marinho-Araujo, Claisy M., & Barreyro, Gladys Beatriz. (2006). SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 14(53), 425-436.

Richardson, R. J., Peres, J. A. S., Wanderley, J. C. V., Correia, L. M. & Peres, M. H. M. (2010). Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. (3a ed.). São Paulo: Atlas.

Rodrigues, B., Miranda, G., Resende, M., & Pereira, J. (2016). Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis no ensino à distância. Enfoque: Reflexão Contábil, 35(2), 139–153.

Santos, N. A. (2012). Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de ciências contábeis. Tese de doutorado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP. Brasil.

Silva, H., & Oliveira Júnior, A. (2016). Fatores determinantes do desempenho acadêmico no ensino superior: estado da arte. Revista Plurais, 6(2), 409–427.

Silva, T. D., Miranda, G. J., & Freitas, S. C. (2017). Ações Institucionais Preparatórias para o Enade nos Cursos de Ciências Contábeis. Revista Universo Contábil. 13(1), 65-84.

Silva, V. R., Miranda, G. J., & Pereira, J. M. (2017). ENADE e Proposta Curricular do CFC: Um Estudo em Cursos Brasileiros de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 11(3), 261–275.

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Araújo Amaral Duarte, C., Meireles de Souza, J. ., César de Oliveira Quirino, M. ., Carla de Lima Melo, M. ., & da Silva Melo, T. (2023). Fatores Determinantes Para o Desempenho Acadêmico dos Discentes do Curso de Ciências Contábeis no Enade. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 11(1), 120–133. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/63486

Edição

Seção

Seção Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)