Processo de Ensino e Aprendizagem Universitária na Modalidade Remota: Quais as Expectativas dos Graduandos em Contabilidade?

Autores

Resumo

Objetivo: analisar as expectativas dos graduandos em contabilidade do estado do Paraná, priorizadas no processo de ensino e aprendizagem após as experiências vivenciadas no ensino remoto.

Fundamento: a partir da literatura corrente, utilizou-se os preceitos de expectativas e preferencias de graduandos postulados por Alauddin et. al. (2017) em uma aplicação ao cenário brasileiro.

Método: para isso, utilizou-se uma survey, aplicando como instrumento uma adaptação do questionário SEPQ de Alauddin et al. (2017), mantendo os fatores desenvolvidos pelos autores, obtendo-se 138 respostas válidas. Os dados foram analisados por Estatística Descritiva e Análise de Cluster.

Resultados: a média dos participantes de modo geral, possuem expectativas priorizadas voltadas à expertise do docente na disciplina e também quanto à apresentação, entrega e enfoque durante as aulas. Identificou-se que a maior parte dos estudantes analisados apresentam expectativas em aderência com os fatores desenvolvidos por Alauddin et al. (2017).

Contribuições: esta pesquisa sustenta a ampliação do entendimento acerca das expectativas priorizadas pelos graduandos em ciências contábeis, com aplicações práticas também aos docentes e instituições de ensino, permitindo aumento na satisfação e colaboração entre partes interessadas e adaptação das expectativas às necessidades dos agentes, em novo contexto paradigmático vivido no ensino remoto. A pesquisa traz aplicabilidade quanto à atuação docente e da instituição de ensino, adaptando-se as expectativas priorizadas pelos graduandos, considerando o contexto vivido durante o ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Luccas, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Contabilidade no Programa de P´ós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Mestre em Contabilidade pelo Programa de P´ós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Josele Nunes Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná 

Everton Lucio Soares de Oliveira

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Nayane Thais Krespi Musial, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2016)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Referências

Alauddin, M., Ashman, A., Nghiem, S., & Lovell, K. (2017). What determines students’ expectations and preferences in university teaching and learning? An instrumental variable approach. Economic Analysis and Policy, 56, 18-27.

Alvarenga, L. M., Guimarães, T. A. (2020). Educação remota no ensino superior: uma análise do processo de aprendizagem dos alunos. Revista Brasileira de Ensino Superior, 6(1), 62-76.

Anderson, R. M., Heesterbeek, H., Klinkenberg, D., & Hollingsworth, T. D. (2020). How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic? The Lancet, 395(10228), 931-934.

Arruda, E. P. (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, 7(1), 257-275.

Bravo, C. B., Chaud, D. M. A., & Simioni, E. (2013). Avaliação da motivação acadêmica de universitários do curso de nutrição de uma universidade privada de São Paulo. Revista Simbio-Logias, 6(9), 57-72.

Buscacio, R. C. Z., & Soares, A. B. (2017). Expectativas sobre o desenvolvimento da carreira em estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 18(1), 69-79.

Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Editora Santos.

Cela-Ranilla, J. M., & Esteve-Mon, F. M. (2021). The role of online education in reducing educational inequality during the COVID-19 pandemic. International Journal of Educational Research Open, 2, 100027.

Chagas, A. T. R. (2000). O questionário na pesquisa científica. Administração on line, 1(1), 25.

Cooper, D. R. & Schindler, P. S. (2011). Métodos de Pesquisa em Administração. 10. ed. Porto Alegre: Bookman.

Costa, F. J., Sousa Filho, J. M., & Lôbo, R. J. S. (2011). Aluno como cliente e como produto: Percepções e preferências dos alunos de ensino superior da área de negócios. Revista de Negócios, 16(4), 91-106.

Covington, M. V. (2004). Self-worth theory goes to college or do our motivation theories motivate? In: McINERNEY, D. M.; VAN ETTEN, S. (Ed.) Big theories revisited. Greenwich: Information Age Publishing.

Cunha, L. F. F. D., Silva, A. D. S., & Silva, A. P. D. (2020). O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação.

DeShields, O. W., Kara, A., & Kaynak, E. (2005). Determinants of business student satisfaction and retention in higher education: applying Herzberg's two‐factor theory. International journal of educational management. 19 (2), 128-139. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 7(3), 27-37.

Drucker, P. F. (1993). A sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira.

Farias, R. V., & Almeida, L. S. (2020). Expectativas académicas no Ensino Superior: Uma revisão sistemática de literatura. Revista E-Psi, 9(1), 68-93.

Fávero L. P. et al. (2009). Análise de Dados - modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier.

Garcia, L. P., & Duarte, E. (2020). Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da Covid-19 no Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde. 29 (2), 1-4.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Gomes, G., & Soares, A. B. (2013). Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(4), 780-789.

Gusso, H. L., Archer, A. B., Luiz, F. B., Sahão, F. T., Luca, G. G. D., Henklain, M. H. O., & Gonçalves, V. M. (2020). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41(1), 1-26.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause review, 27, 1-12.

Hemsley‐Brown, J., Lowrie, A., Gruber, T., Fuß, S., Voss, R., & Gläser‐Zikuda, M. (2010). Examining student satisfaction with higher education services. International Journal of Public Sector Management. 23(2), 105-123.

Hila, A. B. C. (2014). Juventud, trabajo y desempleo en los prolegómenos de la crisis económica en España. Reflexiones críticas. Acta Sociológica, 64, 99-120.

Kolb, D. A. (1984). Experimental learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall, Englewood Cliffs

Landis, J. R. & Koch, G. G. (1977). The measurement of observer agreement for categorial data. Biometrics. 33:159.

Lopez-Perez, M. V., Perez-Lopez, M. C., del Olmo, R., Simo, P., & Arroyo, L. (2021). Students' perceptions of distance education during COVID-19 pandemic: A case study in a Spanish university. Sustainability, 13(7), 3951.

Machado, V. S. de A., & Castro Casa Nova, S. P. de. (2009). Análise comparativa entre os conhecimentos desenvolvidos no curso de graduação em contabilidade e o perfil do contador exigido pelo mercado de trabalho: uma pesquisa de campo sobre educação contábil. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 2(1), 1-28.

Martins, G. A. & Theóphilo, C. R. (2016). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas.

Mélo, C. B., Farias, G. D., de Sousa Moisés, L., Beserra, L. R. M., & Dalle Piagge, C. S. L. (2020). Ensino remoto nas universidades federais do Brasil: desafios e adaptações da educação durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, 9(11), e4049119866-e4049119866.

Mets-Alunurm K. (2019). Adapting to higher education-academic, social, and personal expectation of educational sciences students for university teachers. Tallinn University Estonia.

Pajares, F., & Schunk, D. (2001). The development of academic self-efficacy. Development of achievement motivation. United States, 7, 1-27.

Pérez-Sanagustín, M., Hernández-Leo, D., & Suárez-Rodríguez, J. (2020). The role of open educational resources in the COVID-19 era: Opportunities and challenges. In L. K. Luan, Q. T. Tran, M. S. Khine, & Y. Huang (Eds.), Learning during COVID-19: How educational innovations can make a difference (pp. 49-62). Springer.

Rangel, J. R.; Miranda, G. J. (2016). Desempenho acadêmico e o uso de redes sociais. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 11(2), 139-154.

Reinert, J. N., & Reinert, C. (2004). Estudante não é cliente: é parceiro. Anais do Congresso IV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, Florianópolis, SC, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35712

Rondini, C. A., Pedro, K. M., & Duarte, C. D. (2020). Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, 10(1), 41-57.

Richardson, R. J. (1999). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.

Sahu, P. (2020). Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, 12(4).

Saldanha, L. C. D. (2020). O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 17(50), 124-144.

Santos, S. M. O ensino a distância e suas possibilidades no curso de ciências contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 209, n. 2, p. 71-82, 2017.

Santos, T. A., Gonçalves, A. F. A. (2020). Ensino remoto em tempos de pandemia: expectativas dos estudantes universitários. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, 21(2), 21-33.

Santos, G. M. T., Reis, J. P. C., Mérida, E. C., Rangel, E. L. F., & Frich, A. A. (2020). Educação superior: reflexões a partir do advento da pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 4(10), 108-114.

Santos Junior, V. B., & Monteiro, J. C. S. (2020). Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, 2, 01-15.

Souza, A. N. M., Meurer, A. M., Costa, F., & Musial, N. T. K. (2020). Utilização de metodologias ativas e elementos de gamificação no processo de ensino-aprendizagem da contabilidade: experiência com alunos da graduação. Desafio Online, 8(3).

Souza, S. A. D., & Reinert, J. N. (2010). Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 15(1), 159-176.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Luccas, J. V., Nunes Ferreira, J., Soares de Oliveira, E. L., & Krespi Musial, N. T. (2024). Processo de Ensino e Aprendizagem Universitária na Modalidade Remota: Quais as Expectativas dos Graduandos em Contabilidade?. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 11(3), 65–81. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/66214

Edição

Seção

Seção Nacional