O Impacto da Emissão de Debêntures Sobre o Valor de Ações Negociadas na B3

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Resumo

Objetivo: Esta pesquisa busca apresentar de que forma a emissão de debêntures por empresas de capital aberto negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) afeta o valor de suas ações.

Fundamento: A teoria dos mercados eficientes propõe que todos os ativos são precificados de forma precisa, refletindo todas as informações disponíveis. Neste caso, é esperado que a emissão de debêntures apresente algum conteúdo informacional, e, portanto, influencie o preço dos ativos.

Método: Foi utilizada a metodologia do estudo de eventos, tendo como base de referência a data de divulgação da emissão de debêntures pelas empresas brasileiras não financeiras, consistindo em 124 anúncios de emissão de 46 empresas brasileiras não financeiras.

Resultados: Como resultado principal, evidenciou-se que, para a maior parte das empresas da amostra, os anúncios de emissão de debêntures geraram retornos anormais e negativos sobre as empresas emissoras. Os retornos anormais observados sugerem que os eventos de anúncio de emissão de debêntures possuem conteúdo informacional que é interpretado pelo mercado, alinhando-se com a literatura recente

Contribuições: Este estudo contribui com a literatura de debêntures ao apontar que existem especificidades empresariais e setoriais sobre a forma com que o mercado interpreta o evento de anúncio de emissão de debêntures

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

Macedo, L. M. de ., Januzzi, F. V., Chain, D. R., & Santos, T. A. (2024). O Impacto da Emissão de Debêntures Sobre o Valor de Ações Negociadas na B3. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 11(3), 43–64. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/66872

Edição

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Seção Nacional