BREVE INTRODUÇÃO À HERMENÊUTICA DO CAPÍTULO I DO NĀŢYAŚĀSTRA: A CRIAÇÃO DONĀŢYA; A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO TEATRO; E O “RECONTAR” DO “PARADIGMA” DOS “TRÊS MUNDOS”

Autores

  • José Abílio Perez Junior

Resumo

O presente texto é dividido em três partes. Na primeira, introduzimos alguns critérios hermenêuticos que iremos utilizar; em seguida, apresentamos o texto a ser analisado, o Nāţyaśāstra de Bharatamuni, clássico da estética indiana. A seguir, detendo-nos principalmente sobre o capítulo I, exploraremos algumas passagens que conduzem à mesma colocação, a de ser a arte performática do Nāţya um “recontar” ou “mimese”, não de atos particulares, mas do próprio fundamento ou paradigma que embasa as ações do homem no mundo, residindo aí sua natureza “educativa” de um ponto de vista ético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

JUNIOR, J. A. P. BREVE INTRODUÇÃO À HERMENÊUTICA DO CAPÍTULO I DO NĀŢYAŚĀSTRA: A CRIAÇÃO DONĀŢYA; A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO TEATRO; E O “RECONTAR” DO “PARADIGMA” DOS “TRÊS MUNDOS”. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 8, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/religare/article/view/10939. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais