O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Submissões

Condições para submissões

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão indeferidas e devolvidas aos autores e autoras.

A Religare aceita trabalhos para as seguintes seções:

1) Artigos (nacionais e internacionais): resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual. É preciso incluir ou na seção de “dossiê” ou “artigos livres”

2) Resenha: crítica de livro relacionado ao campo temático das Ciências das Religiões, publicado nos últimos 4 anos. Deve ter até quatro laudas.

3) Traduções: aceita-se traduções de textos com temas e autores relevantes para a área. A tradução passará também por nossos pareceristas.

4) Entrevistas: Tem-se como objetivo publicar entrevistas realizadas pela própria Religare ou ainda alguma tradução  de entrevista com pesquisadores que tenham relevância para a área.

NORMAS PARA SUBMISSÃO

  1. Serão aceitas contribuições em português, espanhol, francês, italiano ou inglês. O original deve ser apresentado no processador de textos Word for Windows, via sistema da revista. Além do abstract, o título do artigo também deve vir em inglês ou outro idioma escolhido. Artigos sem abstract e sem o título traduzido não serão encaminhados para parecer e retornarão imediatamente ao autor. Da mesma forma, os textos somente serão aceitos e encaminhados para parecer se estiverem de acordo com as normas de formatação da revista, que seguem abaixo.

        1.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS E ASPECTOS FORMAIS

-Margens e espaçamento: Superior e inferior: 2,0/ Esquerda e direita: 3,0/ Espaçamento: 1,5

- Parágrafo: recuo de 1,25 cm.

-Título em português: Fonte Bookman Old Style14, em negrito e centralizado, sem caixa alta.

-Título em inglês ou outro idioma escolhido: Bookman Old Style14, centralizado, sem negrito e sem caixa alta.

- Nome do autor ou da autora: Bookman Old Style11, sem negrito, alinhado à direita, em itálico. Logo depois do nome vem a nota para inserir identificação em nota de rodapé.  A identificação deve seguir as normas constantes no item 7. Na segunda etapa, quando o artigo for encaminhando para avaliação externa, as identificações serão retiradas para se possa ter o duplo parecer às cegas.

-Resumo e abstract. Palavras-chave e Keywords: Deve conter entre 100 e 200 palavras e de três a seis palavras-chave. Obrigatoriamente, o resumo deve conter: o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões. Solicitamos veementemente a não utilização de tradução automática da Web para título, abstract e Keywords e correlatos nos demais idiomas. Os termos “resumo”, “palavras-chave”, “abstract” e “Keywords” devem ser em negrito, sem caixa alta, fonte Bookman Old Style, tamanho 12. Já o corpo do texto do resumo e do abstract devem ser na fonte Palatino Linotype, tamanho 12, espaço simples. Escreve-se “Resumo” e na outra linha, com espaço, inicia-se o texto. O mesmo para o Abstract. Ou seja, o texto não começa em seguida. O resumo deve conter de três a seis palavras-chave em português e no idioma escolhido, separadas por ponto e vírgula. Tais regras valem para os demais idiomas aceitos pela revista, ou seja, espanhol, francês e italiano. Assim, Resumen em espanhol, Résumé em francês e Riassunto em italiano. Palabras clave em espanhol, Mots clefs em francês, Parole Chiave em italiano.

          1.2 ELEMENTOS TEXTUAIS

- O texto do arquivo (exceto resenhas e apresentação de dossiês) deve estar subdividido em 1. Introdução, 2. Itens e subitens do desenvolvimento e 3. Considerações finais

- Formatação:

- Corpo - Palatino Linotype tamanho 12, espaçamento 1,5.

- Notas de rodapé - Palatino Linotype tamanho 10, espaçamento 1,0. As notas devem ser, exclusivamente, notas explicativas, comentários adicionais ou textos originais traduzidos no corpo do arquivo.

Citações literais até três linhas: no corpo do texto, entre aspas, fazendo a referência ao final no formato (SOBRENOME, ano, página).

- Citações literais com mais de três linhas: deve ser destacada do corpo do texto, fonte Palatino Linotype, tamanho 11, espaçamento 1,0, recuo 4 cm.

- Subtítulos dos itens e subitens ao longo do artigo: Fonte Bookman Old Style 12, em negrito e alinhados à esquerda. Todos os subtítulos devem necessariamente ser numerados. Apenas a Introdução, as Considerações Finais e as Referências não devem ser numeradas.

- Destaques no texto: deverão ser feitos em itálico e não em sublinhado, negrito ou aspas. As aspas deverão ser usadas somente para citações menores que três linhas no corpo do texto.

- Numeração da página: deve vir no rodapé e à direita

- Ilustrações: As figuras deverão ser nítidas e devem já vir no corpo do texto com legendas logo abaixo. As legendas devem estar em tamanho 10, centralizadas, sem negrito.

- Pesquisas envolvendo seres humanos: A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos em legislações específicas do país no qual a pesquisa foi realizada. Tais artigos deverão conter uma clara afirmação deste cumprimento.

- Referências: No corpo do texto ou em notas de rodapé, as referências devem utilizar o formato (SOBRENOME, ano, página). Para citações com mais de 3 autores, além dos sobrenomes dos 3 primeiros autores, acrescenta-se a expressão “et al” (Ex: SOBRENOME, SOBRENOME, SOBRENOME, et al, ano, página). Quando o autor é citado dentro da própria frase do texto, apenas o ano constará entre parênteses (Ex: (...) conforme defende Sobrenome (ano, página) em sua exposição sobre...). Atenção: a citação das páginas, conforme a ABNT, deve ocorrer tanto para citações diretas quanto para citações indiretas.

       1.3 ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS

- Referências bibliográficas: conforme a ABNT. Deverá ter apenas o termo "Referências", em Bookman Old Style tamanho 12, em caixa alta e seguir o modelo abaixo. Os títulos dos livros e revistas devem ser destacados em itálico. Apenas autores e autoras utilizados no texto deverão integrar a lista de referências. Devem vir justificadas com espaçamento simples. As URLs para as referências devem ser informadas sempre que possível. A veracidade das informações contidas na lista de referências é de responsabilidade dos autores e autoras.

Livro: BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.

Organização de livro: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (Org.). As religiões no Brasil: continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes, 2006.

Capítulo de livro: MONTERO, Paula. Religiões e dilemas da sociedade brasileira. In: MICELI, Sergio (Org.) O que ler na ciência social brasileira. Vol. 1 (antropologia). São Paulo: Ed. Sumaré; Brasília: ANPOCS/CAPES, 1999. p. 327-367.

Artigo em periódico: SANCHIS, Pierre. Inculturação? Da cultura à identidade, um itinerário político no campo religioso: o caso dos agentes de pastoral negros. Religião e sociedade, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 55-72, 1999.

Tese ou dissertação: RAMOS, Cleidiana. O Discurso da Luz: Imagens das Religiões Afro-Brasileiras no Arquivo do Jornal A Tarde. Bahia, 2009. 276f. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia.

Artigo na internet: BOCHICHIO, Regina. Mãe Stella recebe título honoris causa da UFBA. A Tarde, 03 de maio de 2005. Disponível em: http://ceao.phl.ufba.br/phl8/popups/2005-05-03_r.pdf. Acesso em: 02 mai. 2010.

Artigo em jornal: TOURAINE, Alain. O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set., 2001, Mais!, p. 13.

Documentos eletrônicos: BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da informação no Brasil. Brasília: MCT, 2000. Disponível em: http://www.socinfo.org.br/livro_verde/ download.htm. Acesso em: 02 jan. 2005.

  1. A contribuição deve ser original e inédita, e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Frisamos que o trabalho submetido não pode estar publicado em outro(s) periódico(s), revistas de divulgação, jornais, nem em Anais de Eventos acadêmicos e outros veículos, impressos ou eletrônicos. Trabalhos submetidos que forem plagiados serão cancelados.
  2. O processo de avaliação é constituído de duas etapas: a pré-avaliação pela revista e a avaliação externa por dois pareceristas ad hoc. No primeiro momento, da pré-avaliação, a comissão editorial reserva-se o direito de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores e autoras para sua devida adequação às normas da Religare. Depois de aprovados na primeira etapa, os artigos seguem para a segunda, de avaliação externa.
  3. Os artigos deverão ter entre 15 e 25 laudas, já inclusos notas de rodapé e bibliografia. Deverão ser assinados por até três autores ou autoras. No caso de três autores, preferencialmente, ao menos dois deverão ter vinculação institucional distinta. Se for para a seção Resenha, deverá conter até 4 páginas. A titulação mínima para publicação na revista é de Graduado/a. Contudo, Graduados/as, Mestrandos/as e Mestres/as só poderão enviar textos em coautoria com Doutores/as. Por coautoria entende-se participação efetiva na escrita do texto enviado. Orientação não configura coautoria! Pesquisadores e pesquisadoras com título de doutorado e com doutorado em andamento poderão enviar artigos solo.
  4. Após a publicação de um artigo na Religare, os autores e autoras só poderão fazer nova submissão após um ano de intervalo.
  5. O atendimento às modificações estabelecidas pelos pareceristas é fundamental para o bom andamento da publicação. Para isso, os autores e autoras receberão um prazo para execução. Caso não se verifique o cumprimento das modificações, o artigo retornará uma segunda vez aos autores e autoras. Se os prazos não forem cumpridos e as modificações não forem realizadas, a Religare se vê no direito de suspender o processo de publicação.
  6. Todas as pessoas que assinam o trabalho devem estar cientes de que se o texto não seguir os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, poderão ter a sua submissão indeferida.
  7. Identificação dos autores e autoras será constituída de:

- Nome completo

- Máxima titulação informando a instituição onde foi obtida, formação em andamento (quando for o caso) e país. Na sequência, a filiação institucional atual e E-mail (Ex.: Doutor/a em Ciências das Religiões, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, Brasil. Professor/a adjunto/a do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. E-mail nome@provedor.br).

- As abreviações para identificação da filiação institucional só podem constar após o nome completo da instituição

- Por máxima titulação entende-se: Graduação em...; Mestrado em...; Doutorado em... .

- Pós-doutorado não é titulação, mas estágio. Pode ser incluído, quando em curso ou concluído, após a informação sobre a máxima titulação.

- Curso em andamento pode ser informado como segue: mestrado em andamento em...; doutorado em andamento em... .

- Todos os campos dos metadados relativos às informações sobre autoria, coautoria (se houver) e dados para indexação do trabalho precisam ser devidamente preenchidos e seguirem o padrão indicado.

  1. Todas as citações literais devem estar no mesmo idioma do artigo. Se o artigo foi escrito em português e a citação estiver em outro idioma, o autor deve oferecer uma tradução pessoal do trecho citado, colocando a informação "tradução nossa" dentro de parênteses com as informações sobre a citação e o texto original, que também deve constar em nota de rodapé. Ex. (SOBRENOME, ano, página, tradução nossa).

 

 

                                                               

Número especial

Reservada para os anos em que a Religare terá um número especial, ou seja, adicional aos dois números anuais

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.