A CRIANÇA E A NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO EDUCATIVO-RELIGIOSO: UM EXERCÍCIO DE ‘IMAGEM-AÇÃO’
Resumo
O tema deste artigo é a narração de histórias no processo educativo-religioso, com enfoque especial em fundamentos narrativos, em busca de critérios e paradigmas para a prática narrativa de histórias com crianças. Apresenta-se a narrativa como um gênero literário importante e a narração de histórias, em especial com crianças, como uma atividade fundamental neste processo, em famílias, escolas, comunidades e outros contextos educativos. Descreve-se a atividade narrativa como um processo interdisciplinar com múltiplas dimensões que se interrelacionam profundamente, fornecendo dados e conceitos que ajudem a identificar os elementos constitutivos do processo narrativo. A partir de pesquisa bibliográfica, aponta-se a narração de histórias como um princípio pedagógico e metodológico por excelência no Ensino Religioso na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental - um exercício de ‘imagem-ação’.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.