O CARÁTER PEDAGÓGICO E EPISTEMOLÓGICO DO ENSINO RELIGIOSO
Resumo
A presente pesquisa reflete a oferta dos cursos de especialização em Ensino Religioso e teve como objetivo verificar na construção de um determinado curso de pós-graduação dois pressupostos: o epistemológico e o pedagógico. A partir desses pressupostos, procuramos relacionar a produção dos alunos desse curso e a articulação que estabeleceram entre o conhecimento científico e os saberes escolares. A pesquisa teve como base um estudo realizado por Junqueira (2010), o currículo de um curso de fundamento e metodologia de Ensino Religioso a distância e a produção de textos e artigos de alunos. Verificou-se que há uma apropriação do discurso, mas não dos conceitos, e que os alunos não conseguem fazer a transposição pedagógica. Na formação de professores essa transposição é necessária, pois é essa expertise que se exige do educador. Propor e discutir características pedagógicas para Ensino Religioso significa analisar e compreender essa disciplina no conjunto de teorias da educação e pensar na formação dos docentes. Assim será possível constituir uma identidade pedagógica para o Ensino Religioso. A aproximação entre os saberes acadêmicos e os saberes práticos demanda muitas pesquisas para contribuir na formação teórico-epistemológica do professor, pois é essa formação que lhe permitirá estabelecer relações mais complexas da prática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.