O cristianismo não religioso de Gianni Vattimo: considerações para o senso religioso contemporâneo.
Resumo
Em sua crítica à modernidade, o filósofo afirma que o projeto moderno de superação crítica fracassou e que a pós modernidade é a despedida da lógica de superação. Contrariamente ao eclipsar da religião projetado pela modernidade, ela “aparece” com certo vigor na contemporaneidade. Contudo, a maneira com que o fenômeno religioso se apresenta é diversa àquela de outrora. Cabe interrogar se o cristianismo, por exemplo, mantém as características normatizadoras de que dispunha, ou se assume uma outra forma na perspectiva do pensamento enfraquecido proposto pelo filósofo italiano. A perspectiva vattimiana acerca do cristianismo é a de um cristianismo não religioso, que se despede da lógica da afirmação de um fundamento metafísico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.