Descanonização de símbolos católicos: O caso do “Tarô Católico” e os novos sentidos religiosos
Resumo
Com a expansão da religiosidade New Age no campo religioso brasileiro, nota-se o surgimento de pontos de contato com a tradicional família religiosa católica, a partir dos quais ocorrem passagens e tensões que evidenciam duas dimensões: a da linguagem religiosa e a das atitudes. Com isso, novas formas de expressão religiosa são produzidas. Do encontro da tradição católica com a nebulosa esotérica-new age, ressalto duas questões: como a tradição católica de santos e santas vem sendo reinterpretada em uma época de grande circulação de experimentações, corpos, sentidos, ideias e escolhas no âmbito religioso? Quais os sujeitos que “descanonizam” a tradição católica e quais os novos sentidos religiosos que se constroem nesse processo? Para responder a tais questões, empreendi a análise discursiva e imagética do livro Tarô dos Santos e de uma leitora católico-carismática. A hipótese é que a circulação contemporânea da religiosidade New Age, do consumo, aliada à perda da hegemonia católica, produziu um alargamento semântico dos símbolos da tradição católica e a dissolução do nó ontológico que enlaçava as pequenas narrativas biográficas às grandes narrativas religiosas. Palavras-chave: Tradição Católica. Tarô Católico. Consumo. Religiosidade New Age.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.