A mulher nas fases da umbanda esotérica

Autores

  • Érica Ferreira da Cunha Jorge UFABC
  • Maria Elise Gabrielle Baggio Machado Rivas PUC-SP
  • João Luiz de Almeida Carneiro PUC-SP

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar o espaço destinado às mulheres em duas fases da umbanda esotérica, uma das modalidades de umbanda surgida no Brasil na década de 1950. O artigo discute a relação entre as perspectivas de gênero e discussões feministas entrelaçadas à práxis religiosa desse segmento umbandista, apresentando os retrocessos e avanços para o universo da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Ferreira da Cunha Jorge, UFABC

Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Mestra em Ciências e Sociais pela mesma instituição. Coordenadora e professora da Faculdade de Teologia com ênfase em Religiões Afro-brasileiras. Membro do Grupo de Pesquisa Identidades Plurais e Representações Simbólicas.

Maria Elise Gabrielle Baggio Machado Rivas, PUC-SP

Doutoranda em Ciências da Religião pela PUC-SP. Mestra em Ciências da Religião pela mesma instituição. Membro do Grupo de pesquisa GREPO (PUC-SP) e docente da Faculdade de Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras.

João Luiz de Almeida Carneiro, PUC-SP

Doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP. Mestre em Filosofia pela Universidade Gama Filho. Membro do Grupo de Pesquisa Sociologia da Religião (USP). Professor da Faculdade de Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

JORGE, Érica F. da C.; RIVAS, M. E. G. B. M.; CARNEIRO, J. L. de A. A mulher nas fases da umbanda esotérica. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 49–63, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/religare/article/view/29616. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais