Modelos de perfeição e fé: a hagiografia franciscana e as mulheres leigas no império português

Autores

  • Juliana de Mello Moraes Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Esta pesquisa averigua, na literatura produzida pelos indivíduos vinculados à Ordem de São Francisco, os modelos e significados atribuídos à mulher leiga em finais do século XVII. Independente da sua condição social ou sacramental, seja como esposa, viúva ou mãe, exigia-se da mulher comportamentos e condutas adequadas aos preceitos católicos, pautados sobretudo nas disposições do Concílio de Trento (1545-1563). Nesse panorama, a hagiografia emerge como elemento fundamental na bibliografia destinada aos leigos, revelando-se significativa para analisar os papéis atribuídos às mulheres, ou seja, os modelos de feminino e as relações de gênero, tendo em vista possuir um caráter eminentemente didático. Portanto, problematiza-se as representações e os modelos referentes às mulheres leigas na literatura religiosa divulgados entre os fieis, por meio das narrativas das vidas de santas vinculadas às Ordens Terceiras franciscanas naquele período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Mello Moraes, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação (2000) e mestrado (2003) em História pela Universidade Federal do Paraná e doutorado (2010) em História pela Universidade do Minho, Portugal. Realizou estágio pós-doutoral (2014) na Universidade de Lisboa, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-Portugal). Atualmente é professora do quadro permanente da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e Portugal (séculos XVII e XVIII), principalmente das instituições, sociabilidades e práticas religiosas e da indumentária na Idade Moderna.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

MORAES, J. de M. Modelos de perfeição e fé: a hagiografia franciscana e as mulheres leigas no império português. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 119–135, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/religare/article/view/29649. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais