Gênero, educação e religião: o poder simbólico na cultura e o discurso da desigualdade

Autores

  • Jane Soares de Almeida
  • Jamilly Nicacio Nicolete

Resumo

Resumo: As missões protestantes, paralelamente à expansão capitalista da segunda metade do século XIX, trouxe para o Brasil não só outras formas de Cristianismo, como também as promessas do liberalismo e progresso presentes na ideologia protestante da época. Neste artigo, discute-se a experiência da missão presbiteriana norte-americana no Brasil, buscando entender as condições históricas nas quais esta missão transcorreu no país e sua aceitação ideológica. Aborda-se, outrossim, o conceito de cultura, gênero e sua influência no momento histórico brasileiro, transplantado pelos missionários junto à população, assim como a introdução da ideia da educação e religião serem veiculadas por mulheres, como estandartes das qualidades morais que o País necessitava para ser um espelho para o mundo. Palavras-chave: educação, História da Educação, gênero, religião, cultura.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

ALMEIDA, J. S. de; NICOLETE, J. N. Gênero, educação e religião: o poder simbólico na cultura e o discurso da desigualdade. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 64–84, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/religare/article/view/31243. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais