Três modelos pedagógicos para o ensino religioso escolar

  • Selson Garutti (UEPG/SEED-PR) Professor de Filosofia pela Secretária de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

Resumo

Atualmente em diversos eventos e debates relativos ao Ensino Religioso Escolar tem ocupado um importância espaço em pesquisas com relação à questão do lugar pedagógico ocupado pelo Ensino Religioso na Escola. Assim, pretende-se por objetivo investigar os três modelos pedagógicos possíveis para o Ensino Religioso Escolar: Catequético, Teológico e da Ciência da Religião (PASSOS, 2006; 2007); (SOARES, 2009; 2010). Para tanto, propõem-se uma pesquisa bibliográfica documental (FONSECA, 2002) baseada no método qualitativo (MINAYO, 2001). Conclui-se ser o método da Ciência da Religião o qual melhor atende as demandas educacionais da disciplina do Ensino Religioso Escolar.

Biografia do Autor

Selson Garutti (UEPG/SEED-PR), Professor de Filosofia pela Secretária de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

Bacharel em Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo, Licenciado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru (USC), Licenciado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (FAINSEP), Especialista em Pesquisa Educacional pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor de Filosofia pela Secretária de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

Publicado
2019-12-28
Como Citar
(UEPG/SEED-PR), S. G. Três modelos pedagógicos para o ensino religioso escolar. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, v. 16, n. 1, p. p.207-227, 28 dez. 2019.