O ensino de História e o fundamentalismo no Islã

  • Cristine Fortes Lia (UCS) Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Jéssica Pereira da Costa (UCS) Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Resumo

Este estudo aborda a origem do conceito de fundamentalismo religioso, com foco especial ao muçulmano. O termo surge no início do século XX, nos Estados Unidos, para designar grupos de protestantes americanos que passaram a se nomear de “fundamentalistas”, por seguirem os fundamentos e princípios da religião e, assim, diferenciavam-se de outros protestantes que, na visão dos primeiros, estariam desvirtuando a “verdadeira” fé ou prática religiosa. Desta forma, analisa-se como o termo, com origem cristã, passou a ser relacionado com a religião muçulmana. Reflete-se, também, sobre o assunto no ensino de História, visto que a construção a respeito do tema “fundamentalismo” e intolerância religiosa permeia as relações estabelecidas em sala de aula. Para tanto, utiliza-se como fonte de análise a coleção de livros didáticos História, Sociedade & Cidadania, escrita por Alfredo Boulos Júnior, disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Distribuição de Livros Didáticos (PNLD), que tem por objetivo “subsidiar o trabalho pedagógico dos professores” através da distribuição gratuita de livros aos estudantes do Ensino Básico. Observa-se a forma como o conceito “fundamentalismo” aparece nos livros e quais as relações que existem entre o Islã, os muçulmanos e o conceito em questão.

Biografia do Autor

Cristine Fortes Lia (UCS), Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutora em História. Professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em História e do Curso de História da Universidade de Caxias do Sul - UCS

Jéssica Pereira da Costa (UCS), Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mestre em História pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Professora da Educação Básica.

Publicado
2019-12-28
Como Citar
(UCS), C. F. L.; (UCS), J. P. DA C. O ensino de História e o fundamentalismo no Islã. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, v. 16, n. 1, p. p. 34-56, 28 dez. 2019.