Uma batalha pelas mentes: Tim LaHaye e a ascensão da Direita Cristã norte-americana

Resumo

Este artigo analisa a participação do pastor batista Tim LaHaye na mobilização política que caracterizou importantes setores do fundamentalismo protestante norte-americano nas décadas de 1970 e 1980. Além das ações efetivas de LaHaye no campo da política, como organização de lobbies e, juntamente com Jerry Falwell e outras lideranças, da Maioria Moral, examinaremos mais detalhadamente suas ideias perspectivas sobre como deveria se dar a atuação dos cristãos norte-americanos na arena política. Para tal, faremos um exame detalhado de seu livro The Battle For The Mind (1980), um livro que tornou-se uma referência importante na construção do discurso da Direita Cristã norte-americana. Inicialmente, apresentaremos um breve histórico da atuação política de Tim LaHaye ao longo da década de 1970 nos Estados Unidos. Em seguida, Na sequência, analisaremos as questões e argumentos principais que da obra The Battle For The Mind de LaHaye. Por fim, faremos uma breve reflexão, baseada ainda em The Battle For The Mind, sobre como a crença na iminência do fim dos tempos (crença pela qual LaHaye se tornou mais conhecido) se compatibilizou com um projeto de “re-cristianização” da sociedade norte-americana.

Biografia do Autor

Daniel Rocha (PUC Minas), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor do curso de teologia do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA).

Publicado
2019-12-28
Como Citar
(PUC MINAS), D. R. Uma batalha pelas mentes: Tim LaHaye e a ascensão da Direita Cristã norte-americana. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, v. 16, n. 1, p. p.140-169, 28 dez. 2019.