Ciência da religião aplicada no currículo do ensino religioso do estado do Pará

Autores

  • Rodrigo Oliveira Santos PUC-SP
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira IPFER

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.42385

Resumo

A Ciência da Religião vem se consolidando como disciplina acadêmica na pós-graduação, graduação e como aplicação do Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras. Dessa forma, o presente artigo de orientação bibliográfica e abordagem pós estruturalista, busca apresentar, considerando o método histórico-comparativo, como vem se construindo as mudanças curriculares no Ensino Religioso paraense. Nessas últimas duas décadas é notável a forte influência da Fenomenologia com enfoque na experiência religiosa, algo que vem sendo revisto e fortemente criticado. Com a aprovação do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular, cada Estado pode organizar seus currículos a partir desse documento e da sua própria realidade. Nesse aspecto, na rede estadual de ensino, os professores organizados na Associação dos Cientistas da Religião do Estado do Pará elaboraram seu documento com base na sua ciência de formação e aplicação para o estudo sobre religiões nas escolas públicas.

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Publicado

2019-01-19

Como Citar

OLIVEIRA SANTOS, R.; ROGÉRIO AZEVEDO JUNQUEIRA, S. Ciência da religião aplicada no currículo do ensino religioso do estado do Pará. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 97–126, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.42385. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/religare/article/view/42385. Acesso em: 28 abr. 2024.