O ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Amapá: orientações curriculares e expectativas de aprendizagem

Autores

  • Maria Raimunda Valente de Oliveira Damasceno (FUV) Faculdade Unida de Vitória
  • Jane Cristina Oliveira (FUV) Faculdade Unida de Vitória
  • Joselina Souza de Oliveira (FUV) Faculdade Unida de Vitória
  • Vânia Célia Ventura Sousa (FUV) Faculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.45397

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar o ER nas escolas públicas do Estado do Amapá. Trata-se do resultado de um estudo descritivo de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica e a análise documental como forma de investigação. Os resultados pontuaram aspectos relacionados às orientações curriculares dispensadas pela Secretaria Estadual de Educação (SEED) e pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), além de outras orientações. Foram elencadas as expectativas de aprendizagens para o componente ER no Ensino Fundamental das escolas públicas que compõem a rede estadual de ensino do Amapá. Concluiu-se que o ER tem sido uma tarefa desafiadora, que não pode se influenciar por apenas uma concepção religiosa, mas deve adotar em suas práticas educativas a laicidade e as reformulações promovidas pelas legislações educacionais em nível nacional e estadual, as quais, em sua totalidade garantem uma educação para todos, igualitária e provedora de acesso ao processo ensino e aprendizagem, sem utilizar métodos ou conteúdos seletivos e nem modelos para se afirmar o trabalho do fenômeno religioso na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Raimunda Valente de Oliveira Damasceno (FUV), Faculdade Unida de Vitória

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) em Assunção PY. Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Mestra em Antropologia pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) em Assunção PY. Bacharel em Sociologia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson. Graduada em Serviço Social pelo Instituto Macapaense de Ensino Superior (2008).

Jane Cristina Oliveira (FUV), Faculdade Unida de Vitória

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Especialista Metodologia do Ensino de Meio Ambiente pelo Centro de Educação Apoena. Especialista em novas linguagens e novas abordagens da Língua Portuguesa pela Faculdade Atual (FAAT). Licenciada Plena em Letras-habilitação Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Joselina Souza de Oliveira (FUV), Faculdade Unida de Vitória

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Especialista Metodologia do Ensino de Meio Ambiente pelo Centro de Educação Apoena. Especialista em novas linguagens e novas abordagens da Língua Portuguesa pela Faculdade Atual (FAAT). Licenciada Plena em Letras-habilitação Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Vânia Célia Ventura Sousa (FUV), Faculdade Unida de Vitória

Mestranda em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória. Especialistas em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal Santa Maria (UFSM) do Rio Grande do Sul. Graduada em Letras pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

(FUV), M. R. V. de O. D.; (FUV), J. C. O.; (FUV), J. S. de O.; (FUV), V. C. V. S. O ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Amapá: orientações curriculares e expectativas de aprendizagem. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 16, n. 2, p. p.576–592, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.45397. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/religare/article/view/45397. Acesso em: 20 abr. 2024.