Jovens em trânsito: trajetórias religiosa intra-pentecostal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2022v19n1.54686

Resumo

Dentro do contexto religioso brasileiro a pesquisa apresentada a seguir expressa um aprofundamento nos estudos sobre a identidade de jovens com adesão religiosa a uma igreja (neo)pentecostal. Para tal, apreender os percursos de vida dos jovens, a partir da pesquisa de campo, foi relevante para compreender as relações entre a juventude e suas filiações religiosas na modernidade. A partir da discussão teórica e conceitual e dos dados coletados com a observação intensiva, estabelecendo conexão entre o conceito de trânsito religioso e juventude, este trabalho foca especificamente uma igreja evangélica, do campo religioso da cidade de Londrina-PR, que apresenta características das tipificações pentecostais e neopentecostais. Como objetivo foram analisadas trajetórias de vida, compreendendo as singularidades identitárias e religiosas dos jovens do grupo ‘Geração Fusion’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências Sociais PUC- SP, atualmente docente do ensino superior no Departamento de Ciências Sociais, da Graduação, do Programa de Pós - Graduação em  Sociologia (M e D), do Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino em Sociologia e da Especialização em Religiões e Religiosidades na Universidade Estadual de Londrina - PR (UEL). E-mail: lanza1975@gmail.com

Kaique Cardoso, Universidade da Beira Interior Covilhã, Portugal

Doutorando em Sociologia pela Universidade da Beira Interior. É pesquisador do Núcleo de Estudo das Religiões (NER-UBI) da Universidade da Beira Interior, assim como no Laboratório de Estudo Sobre as Religiões e Religiosidades (LERR- UEL) da Universidade Estadual de Londrina.

Donizete Rodrigues, Universidade da Beira Interior Covilhã, Portugal

Donizete Rodrigues, doutorado em Antropologia Social (Universidade de Coimbra) é Professor Associado (com Agregação em Sociologia) do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior. Investigador sénior do Centro de Investigação em Antropologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

LANZA, F. .; CARDOSO, K. M. .; RODRIGUES, D. A. . Jovens em trânsito: trajetórias religiosa intra-pentecostal . Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 94–125, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2022v19n1.54686. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/religare/article/view/54686. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Nacionais