PERÍODO REPRODUTIVO DO CASCUDO, HYPOSTOMUS PUSARUM (STARKS) (OSTEICHTHYES, LORICARIIDAE) E LIMNOLOGIA DO AÇUDE MARECHAL DUTRA, NO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO
Resumo
Período reprodutivo do cascudo, Hypostomus pusarum (Starks) (Osteichthyes, Loricariidae) e limnologia do açude Marechal Dutra, no semi-árido do Brasil. Diversos pequenos açudes estão localizados na região semi-árida do Nordeste Brasileiro, sendo utilizados principalmente para o abastecimento de água e a produção pesqueira. O presente estudo foi realizado no açude Marechal Dutra, Acari, Rio Grande do Norte, durante o período de 2003 a 2004, onde foram registradas as variáveis ambientais de temperatura, pH, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica da água e pluviosidade. Estes parâmetros foram relacionados com o período reprodutivo do cascudo Hypostomus pusarum (Starks, 1913), mediante a variação temporal do Índice Gonadossomático e a distribuição mensal dos estádios de maturação gonadal. Os resultados indicaram que a maturação gonadal ocorreu de janeiro a junho, com conseguinte desova ao final deste período. O período reprodutivo do cascudo coincidiu com a época de chuvas e com o declínio dos níveis de condutividade elétrica da água.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Nordestina de Biologia, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.