NARRATIVAS AUDIOVISUAIS GEEK/NERD/OTAKU

O SUJEITO PÓS-MODERNO E A IDENTIFICAÇÃO SUBJETIVA

Autores/as

Palabras clave:

Identidade, Identificação subjetiva, Narrativas audiovisuais

Resumen

As narrativas audiovisuais geek/nerd/otaku – que são histórias derivadas de quadrinhos (HQ), animação, anime, produção cinematográfica em cartoon ou live action – estão amplamente difundidas pelo globo na indústria do entretenimento. Com a cyber cultura e as plataformas de streaming (principalmente nesse período de Pandemia da Covid-19), essas produções tomam a fronte do cenário internacional. No entanto, são mais que imagens em sequências, pois abordam e acusam questões singulares, sociais e universais. Esse artigo tomou como objetivo compreender a dimensão das narrativas audiovisuais geek/nerd/otaku na pós-modernidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão narrativa de literatura, articulando dois eixos de discussão: (I) A pós-modernidade e as narrativas audiovisuais, contando com autores como Hobsbawn (1995), Giddens (1991), Marques (2000), Gushiken e Hirata (2014), Bauman (1998; 2001), Corso e Corso (2006) e Bettelheim (2016); (II) Identidade e Identificação, articulando os autores Bauman (1999; 1998;2005), Freud (1974; 2006a; 2006b), Hall (2006) e Lacan (2003; 1998). É notório que na pós-modernidade, o sujeito se encontra em uma crise, as identidades são fluidas e há espaço para identificação subjetiva como via de escape do mal-estar. As narrativas audiovisuais geek/nerd/otaku são alguns dos meios de amparo à subjetivação na pós-modernidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samuel Possidonio de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Psicólogo, Psicanalista, Aluno da especialização em Neuropsicologia a UniFTC; estudante regular de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia. membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagens e Contação de Histórias (GEPELCH).

Rosemary Lapa de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Pós doutora e doutora em Educação, Mestre em Letras e Linguística, especialista em Gramática e texto e em Psicanálise. Professora da graduação e da pós graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, na qual sou Professora Titular e líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias. Pesquiso enleituramento, contação de histórias, literatura infantojuvenil, análise do discurso, linguística aplicada, ensino de línguas e formação de professores.

Publicado

2021-09-15

Cómo citar

Souza, S. P. de, & Oliveira, R. L. de. (2021). NARRATIVAS AUDIOVISUAIS GEEK/NERD/OTAKU: O SUJEITO PÓS-MODERNO E A IDENTIFICAÇÃO SUBJETIVA. Revista LiteralMENTE, 1(1), 58–72. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rl/article/view/59819

Número

Sección

Dossiê: Horizontes Subjetivos