Euforia e disforia homoafetiva em “Morangos Mofados”, de Caio Fernando Abreu

Autores

  • Edinaldo de Matos Universidade Federal de Rondônia
  • Marcelo de Oliveira Flores

Palavras-chave:

Disforia, Euforia, Homoafetivo, Morangos, Solidão

Resumo

Nesse estudo busca-se identificar os elementos eufóricos e disfóricos por intermédio dos acontecimentos advindos dos contos presente na obra: Morangos mofados de Caio Fernando Abreu. Nessa proposição, discorremos a respeito dos aspectos que incidem na dissimetria entre prazeres e desprazeres conjunto às relações dos personagens e narradores, cuja dialética da solidão resulta da percepção da voz que narra. Dessa forma, mediante uma análise semiótica de cunho bibliográfico e contígua aos estudos temáticos que, de certa forma, contempla o assunto em proposição. Dessa perspectiva analítica, diante dos fatos narrados, pode-se ponderar que a construção dos personagens, da referida coletânea, promove a dialética da vida entre nascer e morrer e, por efeito, no trânsito da vida o ser humano encontra-se atrelado aos dilemas do próprio ato de viver no seu contexto histórico, social e cultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinaldo de Matos, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Letras na área de Literaturas em Língua Portuguesa pela UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus de São José do Rio Preto. Mestre em Estudos Literários pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - campus de Tangará da Serra, Especialização em Arte aplicada à Educação pela FAROL - Faculdade de Rolim de Moura, Graduado em Letras e suas respectivas Literaturas pela UNIR - Universidade Federal de Rondônia - campus de Vilhena. Professor efetivo da UNIR- Universidade Federal de Rondônia campus de Guajará-Mirim. Líder do grupo de pesquisa: GRUPO DE ESTUDOS TEÓRICOS E LITERÁRIOS - GESTELIT -, cujas linhas de pesquisas são: *Literatura Infantil/Infantojuvenil; *Literatura, História, Memória e Letramento Literário e *Literaturas Africanas de países de Língua Portuguesa. Atua como docente de Literatura com foco nas disciplinas: *Teoria Literária, *Literatura Brasileira: do Realismo à Contemporaneidade, *Literatura Africana de língua portuguesa, *Erotismo na literatura.

Marcelo de Oliveira Flores

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (2022)

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Matos, E. de, & Flores, M. de O. (2023). Euforia e disforia homoafetiva em “Morangos Mofados”, de Caio Fernando Abreu. Revista LiteralMENTE, 3(1), 68–86. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rl/article/view/66882

Edição

Seção

Dossiê - Grafias do corpo e do risco: o erotismo no texto literário