Euforia e disforia homoafetiva em “Morangos Mofados”, de Caio Fernando Abreu

Auteurs

  • Edinaldo de Matos Universidade Federal de Rondônia
  • Marcelo de Oliveira Flores

Mots-clés :

Disforia, Euforia, Homoafetivo, Morangos, Solidão

Résumé

Nesse estudo busca-se identificar os elementos eufóricos e disfóricos por intermédio dos acontecimentos advindos dos contos presente na obra: Morangos mofados de Caio Fernando Abreu. Nessa proposição, discorremos a respeito dos aspectos que incidem na dissimetria entre prazeres e desprazeres conjunto às relações dos personagens e narradores, cuja dialética da solidão resulta da percepção da voz que narra. Dessa forma, mediante uma análise semiótica de cunho bibliográfico e contígua aos estudos temáticos que, de certa forma, contempla o assunto em proposição. Dessa perspectiva analítica, diante dos fatos narrados, pode-se ponderar que a construção dos personagens, da referida coletânea, promove a dialética da vida entre nascer e morrer e, por efeito, no trânsito da vida o ser humano encontra-se atrelado aos dilemas do próprio ato de viver no seu contexto histórico, social e cultural.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Edinaldo de Matos, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Letras na área de Literaturas em Língua Portuguesa pela UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus de São José do Rio Preto. Mestre em Estudos Literários pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - campus de Tangará da Serra, Especialização em Arte aplicada à Educação pela FAROL - Faculdade de Rolim de Moura, Graduado em Letras e suas respectivas Literaturas pela UNIR - Universidade Federal de Rondônia - campus de Vilhena. Professor efetivo da UNIR- Universidade Federal de Rondônia campus de Guajará-Mirim. Líder do grupo de pesquisa: GRUPO DE ESTUDOS TEÓRICOS E LITERÁRIOS - GESTELIT -, cujas linhas de pesquisas são: *Literatura Infantil/Infantojuvenil; *Literatura, História, Memória e Letramento Literário e *Literaturas Africanas de países de Língua Portuguesa. Atua como docente de Literatura com foco nas disciplinas: *Teoria Literária, *Literatura Brasileira: do Realismo à Contemporaneidade, *Literatura Africana de língua portuguesa, *Erotismo na literatura.

Marcelo de Oliveira Flores

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (2022)

Téléchargements

Publiée

2023-07-31

Comment citer

Matos, E. de, & Flores, M. de O. (2023). Euforia e disforia homoafetiva em “Morangos Mofados”, de Caio Fernando Abreu. Revista LiteralMENTE, 3(1), 68–86. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rl/article/view/66882

Numéro

Rubrique

Dossiê - Grafias do corpo e do risco: o erotismo no texto literário