Angústia no conto "A Cerca" de Astrid Cabral

Autor/innen

  • Márcio Camillo da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Carlos Antônio Magalhães Guedelha Universidade Federal do Amazonas

Schlagworte:

Alameda, Astrid Cabral, Angústia, Sartre, Heidegger

Abstract

Este artigo tem por finalidade a análise do conto “A cerca”. Essa narrativa foi publicada pela escritora amazonense Astrid Cabral no livro Alameda que foi publicado em 1963. Este artigo analisa a o comportamento da personagem principal, a cerca. Desde o início da narrativa percebe-se que a angústia, em que a personagem transforma-se, torna-se cada vez mais evidente. Com a história, nota-se a articulação entre o tempo e a angústia. A teoria usada é a filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre e de Martin Heidegger.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Márcio Camillo da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduado em Letras Português-Grego pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participa do Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisa sobre Língua e Literatura de Expressão Amazônica (Gremplexa). Membro efetivo da Comissão Editorial da Revista Mesopotâmia - Revista Amazônica de Estudos Linguísticos e Literários, periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Militar de Manaus. Experiência na área de Letras, com ênfase nas interfaces da Literatura e da Filosofia, trabalhando principalmente com o seguinte tema: Hermenêutica ontológica de livros de Literatura brasileira.

Carlos Antônio Magalhães Guedelha, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UNB); Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com área de concentração em Teoria e Análise Linguística. Doutorado realizado com bolsa parcial da Fapeam; Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com foco em estudos literários na Amazônia; Graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Experiência profissional desde 1985 na educação básica em escolas diversas da rede pública e privada de Manaus; Professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas desde 2005; Experiência na área de Letras, com ênfase nas interfaces da Linguística e da Literatura, trabalhando principalmente com os seguintes temas: diálogos de saberes, teoria e crítica literária, literatura de expressão amazônica, metáfora, teorias da enunciação, usos da linguagem; Líder do Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas em Língua e Literatura da Expressão Amazônica (Gremplexa), certificado pelo CNPq; Autor e organizador de livros diversos de literatura, linguística e poesia. Secretário Executivo Adjunto da Capital da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/AM) em 2017; Subsecretário de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus) de 2021 a 2022; Diretor de Planejamento Cultural do Conselho Municipal de Cultura (Concultura/Manaus) desde 2022.

Veröffentlicht

2023-03-16

Zitationsvorschlag

Silva, M. C. da, & Guedelha, C. A. M. (2023). Angústia no conto "A Cerca" de Astrid Cabral. Revista LiteralMENTE, 2(2), 46–58. Abgerufen von https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rl/article/view/64672

Ausgabe

Rubrik

Dossiê - Eclosões do desespero na Literatura

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in