THE BREVITY OF THE SPEAKING BODY: POETIC CONCISION IN PAULA TAVARES PRODUCTION

A CONCISÃO POÉTICA NA PRODUÇÃO DE PAULA TAVARES

Authors

  • Juliano de Lima Raposo Universidade Federal de Pernambuco
  • Adrezza Maria Gomes Cachoeira Universidade Federal de Pernambuco
  • Raíra Costa Maia de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco

Keywords:

Angola, Concisão, Escrita feminina, Paula Tavares, Poesia

Abstract

Facing the Angolan female literary productions, some writers have resorted to literature to, through memory and ancestral tradition, show erstwhile scenery by they own words and literary commitment, like the poet Ana Paula Tavares, whose two faces (intimate and collective) manage outline your poetic project, in which we see not only literature, but the denunciation of someone who has been silenced for a long time. So, this article aims to verify the conciseness within the poetic production of Ana Paula Tavares, envisioning the presence of unique characteristics that give subjectivity to her texts, through imagery creations in relation to the woman's body and the mother-earth. In addition to briefly sketching the productions of female authorship in Angola: their characteristics, distinctions and approaches. For this, we base ourselves on the ideas of Arenas (2019), Candido (1987), Lótman (1978), Padilha (2002; 2007), Paz (1994) and Pound (2006). The analyzes were made by means of three poems selected from the author's collected poetry entitled Amargos como os frutos (2011), in which we observe the author in her nuances of the woman-self and the social self.

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Author Biographies

Juliano de Lima Raposo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal da Pernambuco (UFPE). Residente no Programa de Residência Pedagógica da UFPE. 

Adrezza Maria Gomes Cachoeira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Letras (Bacharelado em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal da Pernambuco (UFPE).

Raíra Costa Maia de Vasconcelos , Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na área de Teoria da Literatura. Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa Deriva (UFPE) - que se dedica ao estudo e à articulação das literaturas de língua portuguesa, e é coordenadora da linha Poesia e Semiótica. Atua também como professora pesquisadora do Grupo Sutra: Subalternidades, Transculturalidade e Perspectivas Decoloniais (UFPE) - e do Grupo de Pesquisa Poesia Brasileira dos anos 2000 (UFPB). Possui Doutorado (2016) na área de Literatura, com foco em estudos de poesia, pintura e Semiótica da Cultura, pela UFPB. Tem Mestrado (2012) e Graduação (2010) também pela UFPB, sempre com estudos voltados à poesia contemporânea. Atua nas áreas de Literaturas de Língua Portuguesa, Poesia e Ensino de Literatura. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: poesia brasileira contemporânea, literaturas africanas de língua portuguesa, poesia de autoria feminina, pós-colonialismo, literatura e intersemiose.

Published

2022-02-04

How to Cite

de Lima Raposo, J., Maria Gomes Cachoeira, A., & Costa Maia de Vasconcelos , R. (2022). THE BREVITY OF THE SPEAKING BODY: POETIC CONCISION IN PAULA TAVARES PRODUCTION: A CONCISÃO POÉTICA NA PRODUÇÃO DE PAULA TAVARES. Revista LiteralMENTE, 1(2), 27–44. Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rl/article/view/61432

Issue

Section

Dossiê: O feminino como metáfora na literatura: as diversas faces do desejo