DESEJO E GOZO NO CONTO “BEIJO NA FACE”
Palabras clave:
“Beijo na face”, Literatura, Desejo, gozo, PsicanáliseResumen
Este trabalho apresenta uma leitura do conto “Beijo na face”, de Conceição Evaristo, a partir das contribuições teóricas da psicanálise e da semiótica greimasiana. A análise da narrativa permitiu verificar que o embate entre desejo e gozo é o que estrutura o enredo, manifestando-se nos três níveis textuais; desde a estrutura de base, na qual se verifica a oposição entre as categorias movimento e estagnação, até os níveis narrativo e discursivo. O campo do desejo se mostra a partir de um sujeito desejante, em conjunção com o prazer e engendrado a partir de fantasias de completude e de onipotência; o campo do gozo, por outro lado, é revelado a partir da dinâmica do casamento desgastado, especialmente do ponto de vista do marido, que se recusa a aceitar a perda do objeto (esposa) e acaba por prender ambos a uma dinâmica mórbida, regida sobretudo pelo sadismo e que, como é típico do gozo, procura inviabilizar a possibilidade de o sujeito aceder ao desejo.
Descargas
Citas
BARROS, Diana Luz pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3ª edição, Humanitas, São Paulo, 2002.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’água. Rio de Janeiro: Pallas, Fundação Biblioteca Nacional, 2014.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 8.ed. São Paulo: Editoria Ática, 2006.
FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Trad. Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2003.
GARCIA-ROZA. Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. 20.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
GREEN, André. A sexualidade nas estruturas não neuróticas ontem e hoje. In: Jornal de Psicanálise, 54(100), 189-210. 2021 . Trad. Júlia Catani e Patrícia Cardoso de Mello.
NASIO, Juan-David. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. tradução Vera Ribeiro. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Manuella Felicíssimo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.